Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 27 de Abril de 2020 @ 07:31

Panorama: Band FM amplia seu alcance em São Paulo. BandNews FM supera a marca de 1 milhão de pessoas impactadas

São Paulo - 89 FM A Rádio Rock, Antena 1 e Transamérica estão entre as FMs que ampliaram seus números em alcance. Jovem Pan FM e Alpha FM estão acima de 2 milhões alcançados na Grande São Paulo

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo também segue acompanhando atentamente a evolução das FMs em alcance, onde várias FMs seguem apresentando números expressivos neste quesito. O alcance mostra o número de ouvintes impactados por uma rádio durante um determinado período de tempo. O tudoradio.com tem analisado os alcances 30 e 90 dias do filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2020). Acompanhe alguns dos destaques:

Dois milhões cada

Três FMs continuam performance acima dos 2 milhões de ouvintes diferentes impactados em 30 e 90 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), volume este que corresponde a um share superior próximo a 25% do alcance de rádio na Grande São Paulo. Band FM 96.1 (popular/hits), Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) são as rádios que seguem com 2 milhões em alcance cada. 

No caso da Band FM, chamam a atenção dois fatores: assim como na medição de audiência, a emissora também está sozinha no topo do ranking FM de alcance. E outro detalhe: a 96.1 FM também ampliou o número de ouvintes alcançados em relação à pesquisa anterior.

Avanços 

Segundo lugar geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) também se destacou a elevar o seu número no alcance 30 e 90 dias. Isso a posicionou como quarto maior valor nesse quesito na Grande São Paulo, além de se aproximar de vez da expressiva marca de 2 milhões de ouvintes diferentes atingidos no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que avançou nesse quesito foi a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que passa a ter o oitavo maior alcance dentre as FMs da Grande São Paulo, acima da marca de 1.5 milhão no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seja no 30 ou 90 dias.

Entre a 89 e a Antena 1 estão rádios como Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/hits), todas acima da expressiva marca de 1.5 milhão em alcance (30 dias e máximo). Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e 105 FM 105.1 (popular-esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-contemporâneo-esportes) foi outra FM que se destacou em alcance ao variar de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A rádio, que está acima de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias, também evoluiu em audiência.

Também é novidade na pesquisa o desempenho obtido pela BandNews FM 96.9 (jornalismo-esportes). A rádio jornalística superior a marca de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após meses registrando um valor que já estava muito próximo dessa condição. A BandNews FM é seguida de perto pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock) nesse ranking, todas acima de 1 milhão no alcance.

Veja também:
> Panorama: Com a audiência de rádio em alta, 89 FM A Rádio Rock assume a vice-liderança em São Paulo. Band FM, Jovem Pan FM e Antena 1 avançam no geral
> Panorama: Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM seguem com mais de 2 milhões de ouvintes alcançados por mês em São Paulo

Vale lembrar: covid-19 já está afetando a medição de audiência

Segundo o Kantar Ibope Media, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 do mês passado. A Kantar afirma que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online. 

Há um receio do setor de que a mudança na forma de fazer a pesquisa tenha impactado diretamente nos resultados, impossibilitando comparações com dados anteriores. Devido a pandemia do novo coronavírus, a partir de 1º de abril as pesquisas "face to face" serão substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

Recomendamos:
> Com meio em alta, Kantar Ibope Media detalha por região o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do coronavírus
> Consumo de rádio no Brasil avança no offline e no digital. Grande variação de conteúdo beneficia procura pelo meio

Na comparação com o último trimestre (dezembro/2019 a fevereiro/2020), o atual (janeiro a março de 2020) contou com impacto no alcance das rádios de São Paulo. Houve uma leve retração no valor geral, muito provavelmente pela mudança de comportamento dos ouvintes devido ao isolamento social. Por outro lado, a audiência (que conta também com o tempo médio) foi ampliado na medição atual.

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.