Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Junho de 2020 @ 15:02

Coronavírus: Rádio Gaúcha realiza edição especial do Gaúcha Atualidade direto do CTI do Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Porto Alegre - Apresentado pelo jornalista Daniel Scola, o programa também foi transmitido em formato Live nos canais digitais

Publicidade

Atualizado às 17h22 - O programa Gaúcha Atualidade, que vai ao ar pela Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, foi apresentado diretamente de uma sala do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas da capital gaúcha. O apresentador da atração, Daniel Scola, comandou o programa de dentro da ala que conta com internados que foram diagnosticados com a covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

De acordo com Elisa Kopplin Ferraretto, assessora de comunicação para assuntos estratégicos da diretoria executiva do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, a ideia de transmitir o programa direto da ala do hospital surgiu do jornalista Daniel Scola, a partir da entrevista com o diretor médico do hospital, Milton Berger, na última terça-feira (23). Na semana anterior, a diretora-presidente Nadine Clausell também havia dado entrevista ao mesmo programa, com grande repercussão e impacto, em um momento em que a ocupação dos leitos de CTI começava a chegar a níveis críticos. 

Scola conta ao tudoradio.com que a ideia surgiu há alguns dias. "Estávamos entrevistando pessoas do hospital e eu pensei: tudo o que acontece do lado de fora, em Porto Alegre, é determinado pelo ritmo do HC. E se a gente fizesse um programa lá de dentro do hospital, com toda a discrição, cuidado e aprovação do clinicas. E aí eu provoquei a assessoria de comunicação, que levou a ideia para a direção", afirma o jornalista.

"Segui todos os protocolos de saúde. Deixei muito claro que não faria nada que atrapalharia a rotina do hospital. E foi muito interessante, foi uma chance de contar ao vivo de contar o que está acontecendo na maior UTI de coronavírus do Rio Grande do Sul. E de trazer um pouco de humanidade, de contar para os nossos ouvintes o que aquele ambiente representa", declara Daniel Scola.


Assista acima na integra a edição especial do Gaúcha Atualidade direto do HC de Porto Alegre

O Gaúcha Atualidade vem dando grande espaço ao tema, já que o hospital está próximo da capacidade máxima de internação devido a covid-19. Além disso, o jornalista da emissora do Grupo RBS também pôde testemunhar e relatar a situação e os esforços do principal hospital de referência na assistência a casos graves da doença. 

Elisa Ferrareto ressaltou que a transmissão do programa direto da ala poderia dar mais credibilidade aos ouvintes e internautas diante da situação do hospital. "No Hospital de Clínicas, viabilizamos a iniciativa por acreditar que poderia contribuir para mostrar o cenário real, para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção e se contrapor a fake news que afirmam que há leitos sobrando, ou que a doença não é tão grave", comentou.

A assessora de comunicação explicou, ainda, como foi o processo de instalação do estúdio da rádio no CTI do HC. "Separamos uma sala ainda vazia do CTI para que a transmissão ocorresse, sem que o Scola tivesse qualquer contato ou proximidade com pacientes nem houvesse qualquer interferência no bem-estar dos pacientes nem no trabalho das equipes do hospital. Também tomamos todas as medidas de prevenção (EPIs, higienização dos equipamentos, distanciamento, ventilação do local). Desta forma, acreditamos ter contribuído para que o rádio cumpra seu papel fundamental  de informação e formação, em um momento tão delicado", frisou.

O novo CTI do Bloco B, inaugurado em abril, deve ter 105 leitos até o final de julho. Há, contudo, dificuldade de contratação de profissionais capacitados para operar nos leitos de UTI. Atualmente, são 56 leitos disponíveis. Nesta quinta-feira (25), a instituição atendia 42 pacientes com coronavírus e oito com suspeita.

Veja também:
> Exclusivo: Rádio Gaúcha apresenta crescimento de audiência em vários programas de sua grade

Colaboração de Daniel Starck


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rádio Gáucha, Gaúcha Atualidade, Hospital das Clínicas, Porto Alegre, coronavírus

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.