Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Julho de 2020 @ 17:04

AMIRT Live | Pandemia e o rádio: o atual cenário e as tendências foram temas da edição desta semana

Belo Horizonte - O encontro contou com a participação dos convidados Daniel Starck e Cristiano Stuani. Material já se encontra disponível para ser consumido

Publicidade

A Amirt (Associação Mineira de Rádio e Televisão) promoveu na tarde da última quarta-feira (1) mais uma edição do projeto "Amirt Live". Desta vez, o webinar trouxe como convidados Daniel Starck e Cristiano Stuani. Os especialistas em rádio falaram sobre a situação do veículo rádio em meio à pandemia e as tendências do meio.

Voltadas a debater temas relacionados ao meio, em especial a assuntos que venham a contribuir com os radiodifusores neste momento de pandemia, as edições da "Amirt Live" trazem sempre convidados que venham a agregar aos radiodifusores e públicp em geral. Desta vez o webinar trouxe Daniel Starck (empresário, jornalista e proprietário do portal tudoradio.com) e Cristiano Stuani (consultor de marketing, coordenador artístico da Massa FM de Curitiba, Londrina e Maringá). Com o tema "Pandemia e o rádio: o atual cenário e as tendências", o encontro abordou diversos assuntos que envolvem o rádio hoje e também numa situação pós-pandemia.


Assista acima a transmissão do AMIRT LIVE

Durante o webinar, os convidados mencionaram vários aspectos ligados ao veículo de comunicação durante este momento da pandemia do novo coronavírus, tais como alterações vividas pelo rádio, formatos trabalhados, crescimento do consumo e como o meio e o público tem se comportado ao redor do mundo. O tema possibilitou também uma discussão ampla em relação aos anunciantes, já que com o fechamento do comércio a receita das empresas apresentou uma queda e alguns anúncios foram cortados.

Várias perguntas que vem de interesse ao radiodifusor e aos profissionais da área foram respondidas no decorrer da transmissão. Daniel Starck mencionou estratégias  com base na mudança de comportamento do ouvinte, já que estes estão com tempo mais disponível para consumir as mídias durante a pandemia. Isso pode ser aproveitado pelo rádio através da distribuição de conteúdo multiplataforma, fazendo com que o público-alvo permaneça por mais tempo consumindo o que é gerado pelas emissoras.

Um exemplo citado por Starck foi agregar o vídeo como uma forma de fazer com que a audiência tenha uma experiência a mais com o conteúdo fornecido pela emissora. Apesar disso é importante que o conteúdo tenha uma linguagem mais voltada ao vídeo e, ao mesmo tempo, não abandonar o áudio para as produções que são transmitidas de forma simultânea em diferentes plataformas. O empresário, jornalista e proprietário do portal tudoradio.com também elencou o podcast como um produto importante para complementar as estratégias de audiência e comerciais das rádios.

Starck também destacou as mudanças do comportamento da audiência ao longo da pandemia, seja por formato de conteúdo e também as variações das faixas horárias de maior audiência. Com dinâmicas diferentes durante o isolamento e possíveis flexibilizações, o rádio precisa estar atento à essas mudanças para compor suas estratégias comerciais e de audiência. Outro ponto detalhado por Daniel é a fidelidade dos ouvintes às suas estações favoritas, ou seja, variações muito grandes no conteúdo podem causar reações indesejáveis por parte da audiência.

Já Cristiano Stuani, que coordena a Massa FM, nas praças de Curitiba, Londrina e Maringá, disse que é importante estudar o comportamento de cada região para traçar projetos e estratégias que vão de encontro com o que a audiência busca. Neste período de pandemia Stuani mencionou que foram feitas adaptações na programação da Massa FM nas praças onde coordena, onde os perfis musical e de entretenimento se mantiveram, porém com um reforço no jornalismo/informação. Cristiano afirma que foi uma estratégia feita com calma, para que a marca e o produto da rádio não sejam descaracterizados.

Sobre a questão comercial, que é um dos principais desafios encontrados pelos radiodifusores neste momento, o Stuani mencionou ser importante fidelizar os clientes que já estavam com a emissora antes da pandemia e facilitar a entrada de novos. 

Veja também:
> AMIRT Live | Encontro da última quarta-feira tratou sobre audiência no meio e contou com a executiva da Kantar IBOPE Media

O portal tudoradio.com é apoiador do projeto "Amirt Live". Marcada para a próxima quarta-feira (8), a próxima edição promoverá uma discussão acerca da comunicação com as emissoras e recebe Mateus Simões, secretário geral do governo de Minas. A transmissão pode ser acompanhada por meio do canal da Amirt, no YouTube.

Com informações do portal da Amirt

Tags: Rádio, AMIRT, live, radiodifusão, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.