Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais

São Paulo - Movimento reforça a importância de meios de massa como o rádio na promoção de plataformas digitais e gera oportunidade de novas receitas

Publicidade

O mais recente levantamento da Media Monitors, que mostra os maiores anunciantes dos Estados Unidos em veículos como o rádio e seus respectivos volumes nas campanhas, apontou que o próprio meio tem investido pesado na promoção de podcasts. O movimento reforça o fato de que a mídia tradicional é um meio fundamental para a promoção de plataformas digitais. Executivos afirmam que estratégia serve para ampliar a audiência e também gerar novas oportunidades de negócios para o rádio.

Em apenas dois anos, o volume de campanhas sobre podcasts executadas pelo próprio meio cresceu 20 vezes, isso na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e a primeira metade de 2020. "As emissoras de rádio AM / FM estão usando cada vez mais seu grande público para criar consciência e interesse em podcasts", disse em seu blog o executivo Doug Hyde, Diretor Sênior de Insights Nacionais e Locais da Cumulus Media e Westwood One.

O avanço também foi significativo quando a comparação é relacionada à um período mais recente. O Media Monitors mostrou que pelo menos 1,8 milhão de promoções de podcast foram ao ar em estações de rádio dos Estados Unidos no primeiro semestre do ano. Isso é mais de três vezes a mais do que no primeiro semestre do ano passado, quando 985.000 foram ao ar.

Para se ter uma ideia, os podcasts já estavam alcançando a lista de maiores anunciantes em rádio nos Estados Unidos, assim como outras empresas que são nativas digitais ou relacionadas à serviços de tecnologia. E a variedade de campanhas de podcasts também foi ampliada: segundo o Media Monitors, 601 podcasts diferentes foram promovidos no primeiro semestre deste ano, sendo o dobro do volume visto em 2019.

Recomendamos:
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
> Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes
> Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências


Volume de spots de podcasts veiculados em emissoras de rádios nos Estados Unidos / fonte: Advertising Expenditure da Media Monitors

Digital aproveita o alcance e a frequência da campanha de rádio

O Media Monitors mostra em números os benefícios que plataformas digitais como podcasts estão experimentando com os anúncios crescentes em rádio. Segundo Doug Hyde, a análise mostra que 71% dos norte-americanos foram expostos em média 16,9 vezes a promoções de podcast durante o mês de junho. "Isso representa impressionantes dois bilhões de impressões de publicidade", afirma o executivo.

Mais possibilidades de negócios para o rádio

As ações de promoção de podcasts são estratégias de composição de audiência digital e também de novas possibilidades de publicidade.

Segundo o portal norte-americano Inside Radio, o CEO da iHeartMedia, Bob Pittman, afirmou na semana passada que, uma vez que eles trazem um cliente para uma programação de anúncios de rádio ou podcast, isso abre a porta para fazer algo mais com eles.

"Assim que eles entrarem na empresa, podemos expô-los aos outros ativos que temos, o que pode ajudar a impulsionar suas ideias (...) tivemos uma série de sucessos lá e realmente esperamos que continue", afirma Pittman.

Veja também:
> Pesquisa da eMarketer prevê alta na receita de anúncios de podcast nos Estados Unidos
> Coronavírus: Media Hiatus Impact da Nielsen mostra os impactos da diminuição ou corte na publicidade para as marcas

Com informações do Media Monitors, Westwood One e Inside Radio

Tags: Rádio, publicidade, campanha, anúncios, Estados Unidos, digital, plataformas, áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.