Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais

São Paulo - Movimento reforça a importância de meios de massa como o rádio na promoção de plataformas digitais e gera oportunidade de novas receitas

Publicidade

O mais recente levantamento da Media Monitors, que mostra os maiores anunciantes dos Estados Unidos em veículos como o rádio e seus respectivos volumes nas campanhas, apontou que o próprio meio tem investido pesado na promoção de podcasts. O movimento reforça o fato de que a mídia tradicional é um meio fundamental para a promoção de plataformas digitais. Executivos afirmam que estratégia serve para ampliar a audiência e também gerar novas oportunidades de negócios para o rádio.

Em apenas dois anos, o volume de campanhas sobre podcasts executadas pelo próprio meio cresceu 20 vezes, isso na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e a primeira metade de 2020. "As emissoras de rádio AM / FM estão usando cada vez mais seu grande público para criar consciência e interesse em podcasts", disse em seu blog o executivo Doug Hyde, Diretor Sênior de Insights Nacionais e Locais da Cumulus Media e Westwood One.

O avanço também foi significativo quando a comparação é relacionada à um período mais recente. O Media Monitors mostrou que pelo menos 1,8 milhão de promoções de podcast foram ao ar em estações de rádio dos Estados Unidos no primeiro semestre do ano. Isso é mais de três vezes a mais do que no primeiro semestre do ano passado, quando 985.000 foram ao ar.

Para se ter uma ideia, os podcasts já estavam alcançando a lista de maiores anunciantes em rádio nos Estados Unidos, assim como outras empresas que são nativas digitais ou relacionadas à serviços de tecnologia. E a variedade de campanhas de podcasts também foi ampliada: segundo o Media Monitors, 601 podcasts diferentes foram promovidos no primeiro semestre deste ano, sendo o dobro do volume visto em 2019.

Recomendamos:
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
> Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes
> Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências


Volume de spots de podcasts veiculados em emissoras de rádios nos Estados Unidos / fonte: Advertising Expenditure da Media Monitors

Digital aproveita o alcance e a frequência da campanha de rádio

O Media Monitors mostra em números os benefícios que plataformas digitais como podcasts estão experimentando com os anúncios crescentes em rádio. Segundo Doug Hyde, a análise mostra que 71% dos norte-americanos foram expostos em média 16,9 vezes a promoções de podcast durante o mês de junho. "Isso representa impressionantes dois bilhões de impressões de publicidade", afirma o executivo.

Mais possibilidades de negócios para o rádio

As ações de promoção de podcasts são estratégias de composição de audiência digital e também de novas possibilidades de publicidade.

Segundo o portal norte-americano Inside Radio, o CEO da iHeartMedia, Bob Pittman, afirmou na semana passada que, uma vez que eles trazem um cliente para uma programação de anúncios de rádio ou podcast, isso abre a porta para fazer algo mais com eles.

"Assim que eles entrarem na empresa, podemos expô-los aos outros ativos que temos, o que pode ajudar a impulsionar suas ideias (...) tivemos uma série de sucessos lá e realmente esperamos que continue", afirma Pittman.

Veja também:
> Pesquisa da eMarketer prevê alta na receita de anúncios de podcast nos Estados Unidos
> Coronavírus: Media Hiatus Impact da Nielsen mostra os impactos da diminuição ou corte na publicidade para as marcas

Com informações do Media Monitors, Westwood One e Inside Radio

Tags: Rádio, publicidade, campanha, anúncios, Estados Unidos, digital, plataformas, áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.