Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020 @ 07:32

O rádio hoje | Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes

São Paulo - Apple, Disney e Comcast ampliaram seus investimentos em rádio para enfrentar a Netflix

Publicidade

O levantamento mais recente da Media Monitors, que mostra o volume de publicidade nos veículos de massa nos Estados Unidos, mostrou a forte presença de marcas de streaming de vídeo nos anúncios em estações de rádio. Na guerra por assinantes, marcas como Apple, Disney, Comcast, entre outras, ampliaram suas exposições em rádio e TV no mês de julho, visando a concorrência com a Netflix. Para se ter uma ideia, a Apple apareceu pela primeira vez entre os dez maiores anunciantes de rádio. Acompanhe:

Foram 32.520 spots da Apple entre os dias 13 e 19 de julho, campanha que promove o seu novo serviço de streaming de vídeo, o Apple TV+. Segundo o Media Monitors, o volume atual significa um avanço de 62% em relação a quantidade de comerciais veiculados pela Apple no rádio na semana anterior (quando estava em 21 entre os 100 maiores anunciantes de rádio).

A Apple usou o rádio para promover o Apple TV+ pela primeira vez em novembro passado e, desde então, tem ampliado o volume de inserções nas estações de rádio dos Estados Unidos. 

Já o NBCUniversal da Comcast também está usando o rádio AM / FM para ampliar a sua base de assinantes nos Estados Unidos. O recém-lançado serviço de streaming Peacock já está na posição 43 entre os 100 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos, com 11.696 spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

E a regra de utilizar o rádio para promover plataformas digitais também serve para as próprias estações. Tanto que a iHeartMedia (maior grupo de emissoras nos Estados Unidos) tem "exagerado" na promoção de sua plataforma on-line, o iHeartRadio. A marca aparece como segundo maior anunciante de rádio, fazendo valer a máxima de que "quem promove o digital é o veículo de massa".


Ranking dos 10 maiores anunciantes de rádio nos Estados Unidos entre os dias 13 e 19 de julho

Segundo levantamento feito pelo portal norte-americano Inside Radio, outra categoria que ampliou de forma significativa as campanhas em rádio foram as seguradoras. Juntas elas formam o segmento que mais anuncia em rádio nos Estados Unidos, com mais de 800 mil spots veiculados entre 13 e 19 de julho.

Leia também:
> Em perspectivas para 2020, Nielsen destaca a resiliência do rádio perante a "guerra do streaming"

O nativo-digital anuncia no rádio

É comum que veículos de massa no Brasil defendam suas atuações comerciais chamando a atenção do mercado para o fato de que "marcas nativas do digital anunciam em rádio e TV". Uber, 99, Amazon Prime, Facebook, Google, entre outros, são algumas das marcas que contam com campanhas no rádio brasileiro, aproveitando os fortes atributos do meio (alcance, fidelização, segmentação e frequência).

O uso do rádio na estratégia comercial é comum quando o marketing entende o papel do meio na promoção de uma marca ou mensagem. O fato de o Rádio ser um dos últimos meios a serem consumidos antes da "decisão de compra" também ampliam a importância do veículo na composição da campanha.

Recomendamos:
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus
> Coronavírus: Media Hiatus Impact da Nielsen mostra os impactos da diminuição ou corte na publicidade para as marcas
> Campanha na Alemanha mostra a importância do Rádio para o varejo durante a pandemia do novo coronavírus

Com informações do Media Monitors e Inside Radio

Tags: streaming, video, Apple, Netflix, Universal, campanhas, anúncio, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.