Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 @ 17:01
São Paulo - O objetivo é colaborar na investigação de conteúdos suspeitos relacionados às campanhas e ao processo eleitoral compartilhados em redes sociais
Desde a última terça-feira (27) a cobertura investigativa das eleições municipais de 2020 passou a contar com um reforço. Jornalistas experientes de 28 veículos de comunicação do Brasil, que formam o Comprova, serão mentores de outros profissionais da área que estarão cobrindo o pleito eleitoral. O objetivo é colaborar na investigação de conteúdos suspeitos relacionados às campanhas e ao processo eleitoral compartilhados em redes sociais.
Sendo caracterizado como uma iniciativa sem fins lucrativos, o Projeto Comprova reúne jornalistas de 28 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Esses jornalistas serão mentores de outros profissionais da área que estarão cobrindo o pleito eleitoral, os quais irão orientar os jornalistas sobre como investigar conteúdos suspeitos relacionados às campanhas e ao processo eleitoral.
Veja também:
> Webinar realizado pela ACAERT orienta radiodifusores sobre compensação fiscal do horário eleitoral político
> Rede de Notícias ACAERT passa a disponibilizar programete sobre as eleições municipais
Os profissionais de imprensa que estiverem envolvidos na cobertura das eleições podem participar de forma gratuita, bastando solicitar a mentoria. Após isso o interessado receberá sugestões de ferramentas de investigação jornalística e outras orientações, de forma on-line. As inscrições podem ser feitas através do site do Comprova.
Com informações do portal Imprensa e do Comprova