Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 @ 10:52
São Paulo - A decisão ocorreu após reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior
Após denúncia realizada pela BandNews FM 96.9 de São Paulo, o governo decidiu zerar o imposto de importação dos cilindros de oxigênio. A decisão ocorreu após reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.
O encontro foi marcado depois da BandNews FM revelar que dias antes do colapso nos hospitais de Manaus por falta de oxigênio para os pacientes, o governo federal elevou o imposto de importação sobre os cilindros usados no armazenamento de gases medicinais. Além dos cilindros de oxigênio, outros itens hospitalares como respiradores automáticos, monitores de sinais vitais e sensores também tiveram as taxas zeradas.
Os produtos estavam isentos de tributação desde o início do ano passado, quando o Ministério da Economia lançou um pacote para facilitar o combate à pandemia da Covid-19. Os cilindros voltaram a ser tributados em resolução publicada em dezembro pela Câmara de Comércio Exterior.
Como a maioria dos produtos vem do exterior, muitos importadores estão deixando de trazer os cilindros, afetando o armazenamento de oxigênio e outros gases. A Câmara de Comércio Exterior informou que os cilindros de oxigênio voltaram a ser tributados porque o Ministério da Saúde não incluiu o produto em uma lista de itens essenciais para o combate à pandemia de covid-19.
A recente crise sanitária que está ocorrendo em Manaus e no estado do Amazonas está repercutida pela BandNews FM. A afiliada de Manaus segue realizando a cobertura local e também com intervenções na rede "all news". Entre os conteúdos estão entrevistas com especialistas e autoridades políticas do estado.
Com informações do portal da BandNews FM