Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que todos os smartphones produzidos no Brasil terão chip FM

Brasília – Declaração foi feita durante seminário realizado pelo Sistema Tribuna de Comunicação e a Fecomércio do Rio Grande do Norte

Publicidade

O Sistema Tribuna de Comunicação e a Fecomércio do Rio Grande do Norte realizaram na sexta-feira o evento Segurança Jurídica na Retomada Econômica, no Hotel Barreira Roxa, em Natal. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Araújo, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que afirmou que todos os smartphones produzidos no Brasil terão o chip FM. O evento contou com a transmissão da Jovem Pan News FM 93.5 de Natal.

Durante os debates, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Tofffoli defendeu, que a garantia de segurança jurídica está ligada ao fortalecimento da democracia. "Sem a democracia num estado democrático de direito, não há como falar em segurança jurídica e relações que possam levar ao desenvolvimento. E a democracia vai ter que responder com mais rapidez à segurança jurídica para evitar o caos", enfatizou Dias Toffoli.

Já o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que os celulares produzidos no país virão com rádio FM instalado. Ele, no entanto, não deu detalhes de como exigirá a ativação dos chips. "Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo WiFi ou plano de dados", resumiu.

Veja mais:
> Congresso Nacional do Chile aprova lei que torna obrigatório desbloqueio de chip FM em celulares

O evento, que teve a promoção da afiliada local da rede Jovem Pan News AM 620 de São Paulo, também teve a presença de representantes de diversas instituições, como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Governo do Estado, Assembleia Legislativa do RN, Prefeitura do Natal, Câmara Municipal, Justiça Federal, OAB, FIERN, Faern e diretores da Tribuna do Norte.

Recepção de sinal FM em celulares

A obrigatoriedade da ativação (ou implantação) do chip de FM em celulares fabricados no país é um dos principais assuntos do meio Rádio no Brasil. Em encontro organizado pela ABERT em setembro do ano passado em comemoração ao Dia Nacional do Rádio, o ministro das comunicações Fábio Faria já havia defendido a medida. "Já estamos trabalhando com a evolução da TV e nosso próximo foco é a inclusão do chip de rádio nos celulares. Nada mais justo do que darmos para o cidadão o acesso ao veículo, sem que ele tenha que gastar seu pacote de dados", afirmou Faria.

Ele também ressaltou a importância da implantação do chip FM nos smartphones. "Com a colocação dos chips nos celulares, 43 milhões de pessoas terão acesso ao rádio com conteúdo local, isso é essencial, afinal sabemos que em muitas localidades do país não há outro canal de comunicação disponível além do rádio".

Segundo reportagem da AERP, o ministro pediu a união do setor para auxiliar na adoção da medida. "Temos uma grande chance de conseguir a aprovação do chip de rádio nos celulares, mas precisamos da colaboração de vocês. Já conversei com o presidente Jair Bolsonaro e ele está convencido e autorizou, agora precisamos convencer outros ministros e secretários. Vocês precisam estar unidos e ter o mesmo discurso para que eu possa trabalhar com o presidente da república e ministros, mostrando os argumentos do setor e benefícios para a população", afirma Faria.

Ainda em setembro, a ABERT lançou a campanha "Smart é ter rádio FM no celular". Além de peças publicitárias, as quais podem ser veiculadas pelas emissoras de rádio e redes sociais, a campanha inclui banners, quatro spots para rádio e dois vídeos. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente através das redes sociais da entidade (Facebook/Instagram).

Projeto de lei está parado na CCJC da Câmara

O Projeto de Lei 8.438/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação do chip de FM nos smartphones está parado desde dezembro de 2019 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde tramita em caráter conclusivo (sem precisar ir ao plenário). Se for aprovado, segue para o Senado, onde também não precisará passar pelo plenário. Se aprovado lá sem alterações, vai à sanção presidencial.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) já manifestou posição contra o PL por entender que "fere o princípio da livre iniciativa estampado na Constituição Federal de 1988, bem como na recém aprovada Lei da Liberdade Econômica, que prevê a presunção de liberdade no exercício de atividades econômicas contra o abuso regulatório".

Com informações do Telesíntese


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, chip FM, smartphone, MCom, Brasília, Natal, Fecomércio, Jovem Pan News FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.