Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021 @ 07:30

Alcance do rádio cresce pela terceira vez consecutiva. São Paulo segue com 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes cada

São Paulo - Rádio FM colecionou números importantes na reta final de 2020

Publicidade

Se depender do alcance das rádios FMs de São Paulo, o mercado continuará com notícias positivas. No dia do aniversário da capital paulista, 25 de janeiro, o tudoradio.com destaca o novo avanço visto na medição realizada pela Kantar Ibope Media, referente ao alcance das emissoras. Trata-se da terceira alta consecutiva registrada nos alcances de 30 e 90 dias. Também há a manutenção da marca de 19 FMs impactando mais de 1 milhão de ouvintes diferentes em cada estação. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):

No geral, o alcance do rádio FM de São Paulo mostrou uma certa estabilidade ao logo de 2020, o que é um fato positivo, já que houve uma mudança drástica na rotina da população devido à pandemia do novo coronavírus. Os deslocamentos foram restritos e o consumo de mídia digital foi impulsionado. Mesmo assim, o alcance do meio manteve o mesmo patamar do começo de 2020, mas com algumas diferenças: o número de pessoas impactadas pelas principais emissoras aumentou.

Por exemplo: no trimestre outubro a dezembro de 2019, conhecido pelo mercado em janeiro de 2020, eram 17 FMs acima da marca de 1 milhão de pessoas em seus respectivos alcances (30 e 90 dias). Agora são 19. Outra diferença: três rádios costumavam a ficar acima dos 2 milhões de ouvintes alcançados. Agora são 4 (chegou a ser 5 nas medições anteriores) e com mais duas FMs próximas dessa marca.

O Grupo Bandeirantes contribuiu diretamente nesses avanços: jogou suas duas rádios jornalísticas (BandNews FM 96.9 e Rádio Bandeirantes FM 90.9) acima da marca de 1 milhão em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e a Nativa FM 95.3 acima de 2 milhões, rádio que está estabilizada nesta condição, junto com Band FM 96.1 (líder), Jovem Pan FM 100.9 e Alpha FM 101.7.

A maioria das primeiras colocadas finalizaram o ano de 2020 com alcances superiores aos números observados no fechamento de 2019. São elas: as já citadas Band FM, Jovem Pan FM e Nativa FM, e também a sequência com Metropolitana FM 98.5, Rádio Mix FM 106.3, Rádio Disney FM 91.3, Transcontinental FM 104.7, Transamérica FM 100.1, NovaBrasil FM 89.7, CBN FM 90.5, Kiss FM 92.5, BandNews FM e Rádio Bandeirantes.

Porém, seria uma análise injusta com as outras FMs não citadas acima dizer que o cenário é negativo para elas. Pelo contrário: o grupo que integra a lista das "19" ostenta uma certa estabilidade em seus números entre os dois períodos analisados, com o detalhe que essas rádios já contaram com índices históricos no início de 2020. Isso manteve a relevância do rádio perante a população, mesmo com as mudanças de hábitos forçadas pela pandemia do novo coronavírus. 

Veja também:
> Panorama: Band FM, Nativa FM e Jovem Pan FM avançam em audiência na Grande São Paulo
> Panorama: Rádio cresce de novo e São Paulo fecha o ano com 19 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes alcançados

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Contextualizando:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

Retorno do "face to face" na pesquisa

A medição atual também cobre um trimestre cheio do retorno do "face to face". Desde o dia 20 de março do ano passado, a pesquisa não estava contando com entrevistas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, sendo substituídas por entrevistas feitas via telefone e internet.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saíssem às ruas para fazer as entrevistas, assim como ocorreu com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados. A normalização foi iniciada no banco de setembro de 2020, com o retorno da modalidade "face to face", impactando assim de forma parcial nas últimas atualizações. 


Região da Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), na Marginal Pinheiros. São Paulo completa 467 anos nesta segunda-feira (25) / Crédito: depositphotos.com

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.