Sexta-Feira, 05 de Fevereiro de 2021 @ 07:31
São Paulo - Entercom e iHeartMedia estão entre os maiores produtores de podcasts do planeta. E língua portuguesa obteve o terceiro maior avanço em novas produções
Um levantamento da Podnews apontou um forte ritmo de novos podcasts em 2020. Segundo o relatório, foram mais de 885 mil novas produções, o que dá uma média próxima de dois novos podcasts por minuto. E o rádio teve uma participação fundamental nesse avanço, contando com os dois maiores grupos de estações nos Estados Unidos entre os maiores produtores nesse formato de áudio. Também é destaque o desempenho da língua portuguesa, que obteve um avanço de 7.8 vezes em novas produções entre os anos de 2019 e 2020.
Os dados foram levantados e organizados pela Chartable, que analisa o formato de podcast em todo o planeta. Segundo a pesquisa, 2020 contou com cerca de 885.262 novos podcasts em todo o planeta, contra 318.517 em 2019 e 217.974 em 2018. Para se ter uma dimensão ainda maior sobre esse avanço, o número de novos podcasts em 2015 era de 51.144, segundo a Chartable.
E os dados mostram um desempenho positivo em vários níveis para o podcasting: a receita de publicidade aumentou 15% mesmo sendo um ano de crise por causa da pandemia do novo coronavírus. E mais: 17.000 novos podcasts foram lançados a cada semana. 160 anunciantes compraram anúncios pela primeira vez a cada semana e também foi observado um aumento de mais de 180% nos downloads mensais.
Segundo uma publicação do portal francês La Lettre Pro de Lá Radio, de acordo com dados da Magellan, mais de 160 novas marcas entraram no mercado de podcast pela primeira vez a cada semana em 2020, e essa tendência foi acelerada ao longo do ano. Segundo a reportagem, em média, o número de programas em que um anunciante apareceu aumentou de 3,6 em janeiro para 6,2 em novembro.
Leia mais:
> Estudo da Alter Agents destaca o valor da conexão pessoal do rádio com os seus ouvintes. Credibilidade do áudio é alta
> Globoplay passa a disponibilizar programação em vídeo da CBN. Grupo Globo anuncia investimento em podcasts
> Receita global de anúncios de podcast deve alcançar US$ 1,4 bilhão em 2020
E o rádio tem uma participação fundamental na produção e propriedade de podcasts. Nos Estados Unidos, os dois maiores grupos de rádios em AM e FM estão no top 3 nesse quesito. Entercom e iHeartMedia aparecem logo na sequência da Amazon e a frente do Spotify. A NPR, que também atua no setor de radiodifusão norte-americano, aparece logo na sequência, bem à frente de outros produtores importantes (veja abaixo).
Marcas proprietárias de podcasts nos EUA. Entercom, iHeartMedia e NPR tem atuação no FM/AM. SiriusXM conta com estações/canais de rádio e/ou áudio via-satélite
O levantamento da Chartable também destaca que o avanço na produção de podcasts está longe de ser limitada à língua inglesa. Quase metade dos mais de 900 mil novos podcasts em 2020 estavam em outros idiomas: o português aparece com o terceiro maior avanço de novas produções na comparação 2019-2020, através apenas do idioma hindi e do chinês. O levantamento destaca também que todos esses novos programas ofereciam conteúdos com temas diversos: a primeira categoria de novos podcasts criados em 2020 foi educação, seguida por sociedade e cultura, artes e negócios.
Avanço de novas produções por idiomas, na comparação entre 2019 e 2020
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do portal La Lettre Pro de Lá Radio / Com dados da Chartable
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.