Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 09 de Fevereiro de 2021 @ 07:30

Panorama: Nativa FM, Alpha FM e Jovem Pan FM crescem em São Paulo. Antena 1 pula para o top 5 e Band FM segue líder

São Paulo - NovaBrasil FM, BandNews FM e CBN também avançam. Rádio FM teve ampliação de sua média de audiência

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização geral dos dados de audiência do rádio, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Esta é a primeira vez que a medição avança para 2021, ou seja, o trimestre considerado conta com os dados referentes a janeiro. E no geral o FM paulistano teve uma notícia positiva: foi constatada uma variação positiva na média de ouvintes por minuto no meio, isso na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021):

Top 5 com novidades

São Paulo observou avanços importantes nos índices de alguns dos maiores volumes de audiência do FM. Em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras como Nativa FM 95.3 (popular), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo) ampliaram as suas médias de audiência na comparação com a pesquisa passada. 

Para a Nativa FM, o avanço é expressivo, pois consolida de vez a vice-liderança geral da FM nos principais períodos da medição, além de diminuir a distância que a separa da Band FM 96.1 (popular/hits, que segue isolada no topo). A Alpha FM, que vem de mudanças em sua identidade sonora (mas sem mudanças na programação), começa reagindo bem às novidades. E a Jovem Pan FM cola de vez no top 3 após o novo avanço visto nos principais períodos da medição.

Outra novidade é a presença da Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) no top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A rádio teve um forte avanço em sua média de audiência, mudando o seu patamar.

Sequência com disputas acirradas

As posições são definidas nos detalhes, tamanha é a aproximação entre as FMs de maior volume de audiência. Logo após a Antena 1, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece muito próxima do top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na sequência, São Paulo conta com a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) em sétimo geral, seguida pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits, que ganhou posição e ampliou sua média de audiência).

Não distante dessa sequência próxima do top 5, o ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock), seguida de perto pela NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e Kiss FM 92.5 (adulto/rock). Nota para o avanço visto no índice da NovaBrasil FM, que fez a FM fechar o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e avançar ainda mais em filtros comerciais. 

E a concorrência segue forte entre rádios de formatos diferentes. Também próximas desse "bolo" do top 10 estão emissoras como Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), 105 FM 105.1 (popular/esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes/talk). Detalhe: as posições variam conforme o filtro escolhido e todas essas FMs não estão distantes das disputadas no top 10. 

Também cabe nota os avanços vistos nos índices das jornalísticas BandNews FM e CBN, que ganharam posições na comparação com a medição passada. E a variação positiva vista no índice da 96.9 FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é expressiva.

Ainda sobre o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), São Paulo conta na sequência com mais duas rádios que contam com conteúdos jornalísticos e esportivos: Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes).

Veja também:
> Panorama: Band FM, Nativa FM e Jovem Pan FM avançam em audiência na Grande São Paulo
> Alcance do rádio cresce pela terceira vez consecutiva. São Paulo segue com 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes cada

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.