Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021 @ 07:31

Segundo enquete, a maioria dos eletrônicos adquiridos no final de 2020 tinha acesso ao conteúdo de rádio

São Paulo - Entre os participantes, 49% compraram aparelhos que acessam rádio via FM ou via streaming

Publicidade

O tudoradio.com promoveu entre dezembro e fevereiro uma enquete sobre as compras de fim de ano, com foco em Black Friday e Natal. A intenção era saber se os visitantes do portal adquiriram algum novo dispositivo eletrônico. E, caso sim, se ele contava com alguma forma de acessar o conteúdo gerado pelas rádios. Em resultado apertado entre quem comprou algo e quem não gastou na reta final de 2020, a maioria adquiriu aparelhos que possuem acesso ao rádio, seja em FM (receptor via ondas) ou on-line (streaming). Acompanhe os recortes:

Entre todos os participantes, 49% responderam que adquiram pelo menos um dispositivo eletrônico que possibilita acesso ao rádio. Desses, 34% compraram um aparelho que possui sinal de FM embutido ou era o próprio receptor de rádio. Não exclui smartphones com FM e streaming.

Já 15% afirmaram que adquiriram um dispositivo eletrônico que não conta com FM embutido, mas que possibilitam acessar a programação das emissoras através do áudio digital, ou seja, o streaming. Estão nessa categoria aparelhos como smartphones sem FM, smart speakers, laptops/computadores, entre outros.

Apesar da enquete não poder ser considerada como uma pesquisa (pois não seleciona os grupos para coletar os dados, mas sim conta com a participação espontânea dos visitantes do portal) e pelo fato de quem acessar o tudoradio.com já ter um interesse no meio, o resultado é um termômetro positivo para a manutenção do rádio como uma opção de mídia, independente do aparelho utilizado. Apenas 3% dos participantes adquiriram aparelhos que não possibilitam o acesso ao conteúdo radiofônico.

Outro detalhe importante é a parcela considerável dos participantes que não adquiriram eletrônicos no final de 2020: 48%. Considerados os queridinhos do comércio nas principais datas de fim de ano, a grande parcela de participantes que não compraram algum dispositivo pode ser também um termômetro da dificuldade econômica que o país enfrentou em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto. O questionamento esteve em vigência entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira quinzena de fevereiro. E o número total de votos foi de 191.

A próxima enquete: quem ganhou mais?

O tudoradio.com já conta com uma nova enquete disponível para a audiência. Nela, o portal pergunta o seguinte: “Na sua opinião, qual o formato de rádio que mais se beneficiou em audiência ao longo de 2020, ano impactado pela pandemia do novo coronavírus?” 

Para participar basta acessar tudoradio.com/enquetes ou responder no menu do portal, localizado na lateral esquerda para quem acessa via desktop e tablets.

Outras enquetes recentes:
> Em enquete, ouvintes afirmam que é preciso ter responsabilidade com declarações públicas para evitar violência
> Ouvintes preferem equilíbrio entre o conteúdo original da rádio e informações sobre o novo coronavírus
> Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com
> Em enquete, formatos adultos lideram nas previsões de expansão no rádio brasileiro em 2020
> Em enquete, música é o conteúdo de rádio preferido para 68% dos participantes

Tags: Enquete, curiosidade, dispositivos, compras, black friday, Natal, 2020

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.