Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021 @ 07:31

Segundo enquete, a maioria dos eletrônicos adquiridos no final de 2020 tinha acesso ao conteúdo de rádio

São Paulo - Entre os participantes, 49% compraram aparelhos que acessam rádio via FM ou via streaming

Publicidade

O tudoradio.com promoveu entre dezembro e fevereiro uma enquete sobre as compras de fim de ano, com foco em Black Friday e Natal. A intenção era saber se os visitantes do portal adquiriram algum novo dispositivo eletrônico. E, caso sim, se ele contava com alguma forma de acessar o conteúdo gerado pelas rádios. Em resultado apertado entre quem comprou algo e quem não gastou na reta final de 2020, a maioria adquiriu aparelhos que possuem acesso ao rádio, seja em FM (receptor via ondas) ou on-line (streaming). Acompanhe os recortes:

Entre todos os participantes, 49% responderam que adquiram pelo menos um dispositivo eletrônico que possibilita acesso ao rádio. Desses, 34% compraram um aparelho que possui sinal de FM embutido ou era o próprio receptor de rádio. Não exclui smartphones com FM e streaming.

Já 15% afirmaram que adquiriram um dispositivo eletrônico que não conta com FM embutido, mas que possibilitam acessar a programação das emissoras através do áudio digital, ou seja, o streaming. Estão nessa categoria aparelhos como smartphones sem FM, smart speakers, laptops/computadores, entre outros.

Apesar da enquete não poder ser considerada como uma pesquisa (pois não seleciona os grupos para coletar os dados, mas sim conta com a participação espontânea dos visitantes do portal) e pelo fato de quem acessar o tudoradio.com já ter um interesse no meio, o resultado é um termômetro positivo para a manutenção do rádio como uma opção de mídia, independente do aparelho utilizado. Apenas 3% dos participantes adquiriram aparelhos que não possibilitam o acesso ao conteúdo radiofônico.

Outro detalhe importante é a parcela considerável dos participantes que não adquiriram eletrônicos no final de 2020: 48%. Considerados os queridinhos do comércio nas principais datas de fim de ano, a grande parcela de participantes que não compraram algum dispositivo pode ser também um termômetro da dificuldade econômica que o país enfrentou em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto. O questionamento esteve em vigência entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira quinzena de fevereiro. E o número total de votos foi de 191.

A próxima enquete: quem ganhou mais?

O tudoradio.com já conta com uma nova enquete disponível para a audiência. Nela, o portal pergunta o seguinte: “Na sua opinião, qual o formato de rádio que mais se beneficiou em audiência ao longo de 2020, ano impactado pela pandemia do novo coronavírus?” 

Para participar basta acessar tudoradio.com/enquetes ou responder no menu do portal, localizado na lateral esquerda para quem acessa via desktop e tablets.

Outras enquetes recentes:
> Em enquete, ouvintes afirmam que é preciso ter responsabilidade com declarações públicas para evitar violência
> Ouvintes preferem equilíbrio entre o conteúdo original da rádio e informações sobre o novo coronavírus
> Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com
> Em enquete, formatos adultos lideram nas previsões de expansão no rádio brasileiro em 2020
> Em enquete, música é o conteúdo de rádio preferido para 68% dos participantes

Tags: Enquete, curiosidade, dispositivos, compras, black friday, Natal, 2020

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.