Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 04 de Março de 2021 @ 07:31

Tendências | Assistentes por voz estão entre as tendências de marketing digital para o pós-pandemia

São Paulo - Cerca de 25% dos consumidores já preferem interagir via assistente de voz, segundo a HubLocal

Publicidade

Em uma reportagem realizada pelo portal AdNews sobre tendências de marketing digital para o período pós-pandemia do novo coronavírus, os assistentes por voz estão apontados como uma ferramenta importante para capturar o "novo" consumidor. Em entrevista com o CEO da startup HubLocal, Felipe Caezar, foi destacado que quase um terço dos consumidores já preferem interagir via assistente de voz, parcela superior ao volume observado em websites e aplicativos. Os assistentes de voz estão em diferentes dispositivos, não só apenas nas smart speakers (caixas de som com inteligência artificial). Acompanhe:

A reportagem do AdNews destaca que a compra por voz (Voice Shopping) será uma importante tendência para o mercado eletrônico, este que cresceu de forma considerável durante a pandemia. "O mais natural é que os assistentes façam pedidos de compra por voz para outros dispositivos, o que vai provocar uma grande mudança de mercado. Por ainda não ser o canal mais usado para compras, as empresas ainda encontram desafios e por isso é necessário ir aprendendo com os feedbacks para aperfeiçoar a ferramenta e ir crescendo", destaca a matéria.

E é crescente a oferta de assistentes de voz em diferentes dispositivos. Já conhecidos nos smartphones (Google no Android, Siri no iOS e a possibilidade de embarcar a Alexa, da Amazon), o crescimento na comercialização de equipamentos inteligentes está impulsionando o uso do áudio, seja para gerar comandos por voz ou para consumir esse tipo de mídia. Em coberturas recentes realizadas pelo tudoradio.com, essas novas frentes tendem a ser uma oportunidade para o rádio, principalmente através dos smartphones e das caixas de som inteligentes (smart speakers).

Recomendamos:
> Áudio digital contraria expectativas negativas de 2020 e avança 8,3% em consumo
> Alexa conta com anúncios interativos de rádio na Inglaterra
> Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente
> Smart speakers já são uma realidade no consumo de streaming de rádio no Brasil

Ainda sobre a reportagem da AdNews com a HubLocal, outras tendências importantes são apontadas para o marketing digital, como os carros autônomos (muito discutido na área de rádio, pois a novidade pode mudar a dinâmica de mídia nesse ambiente) e a "valorização das experiências em tempo real", também já experimentada pelas rádios através do atendimento à ouvintes e clientes (como incentivar a participação da audiência em suas ferramentas, promoção de eventos digitais e até o uso de chatbots para interações instantâneas).

"As empresas que se planejam e se antecipam às mudanças estão mais preparadas para enfrentá-las. Tivemos um teste de fogo no ano que passou, e embora em 2021 já tenhamos perspectiva de melhora com a chegada da vacina, ainda será um ano desafiador, mas quem tiver foco, conhecer mais seu cliente e aplicar as estratégias certas sairá mais forte e com mais negócios", afirma Felipe, na reportagem do AdNews.

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia


Marketing digital conta com assistentes de voz como tendência no pós-pandemia / imagem: depositphotos.com

Com informações do adnews.com.br

Tags: Marketing digital, áudio, tendências, crescimento, comercial, publicidade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.