Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 11 de Maio de 2021 @ 07:29

Panorama: Alpha FM e Transcontinental disparam em São Paulo. Band FM amplia liderança de audiência

São Paulo - Meio FM apresenta boa evolução no universo de ouvintes. Jovem Pan FM, Gazeta FM, Metropolitana FM e 89 também avançam

Publicidade

São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (10) mais um resultado geral da audiência de rádio, pesquisa esta que é feita regularmente pela Kantar IBOPE Media. E a notícia para o rádio é boa: o universo de ouvintes em filtros gerais alcançou um patamar que não era visto desde a atualização de outubro de 2019 (trimestre julho a setembro daquele ano). Várias emissoras impulsionaram essa alta do rádio paulistano. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2021):

Mudanças no top 5

Após um forte avanço em sua média de audiência, a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) retornou à vice-liderança geral de audiência em períodos importantes da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora do GC2 apresentou sua segunda alta consecutiva de audiência e passou a ficar isolada nessa condição em filtros gerais e também de segunda à sexta-feira (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

Antes, a Band FM 96.1 (popular/hits) continua sozinha na liderança geral de audiência em São Paulo e região metropolitana. Na comparação com a medição anterior, a 96.1 FM passou a ter uma condição ainda mais confortável no topo do ranking FM após apresentar o seu segundo avanço consecutivo em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale destacar que a Band FM comemorou cinco anos nesta condição no início de 2021.

Na sequência, três emissoras aparecem mais próximas no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Nativa FM 95.3 (popular) segue no top 3, sendo acompanhada pelas rádios Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). 

A Transcontinental FM apresentou o maior crescimento absoluto entre as emissoras medidas no ranking atual, rádio que já vinha de alta na medição passada. E a Jovem Pan FM também obteve um forte avanço nos filtros gerais, se aproximando assim no top 3.

Mais destaques no top 10

Após um forte avanço na pesquisa anterior, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) manteve o ritmo positivo em seus números e evoluiu novamente em audiência nos filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é acompanhada pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), que também mantém um elevado índice de audiência.

Quem está mais próximo desse 'bolo' no top 10 é a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), rádio que apresentou uma elevação consistente em sua média de audiência nos períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Também é destaque a elevação no índice de audiência da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa), emissora que registrou o seu terceiro crescimento seguido em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a rádio se aproximasse das demais concorrentes que aparecem à frente e também defendeu sua condição no top 10.

Sequência do top 10

A sequência do ranking FM+WEB de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais) conta com várias emissoras registrando médias muito próximas. A NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) puxa a fila, estação que avança para o top 10 em filtros de segunda à sexta-feira. Logo após a 89.7, o ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), esta última com variação positiva de destaque na comparação com a medição anterior.

Também estão próximas desse bolo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as rádios BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits, estação que apresentou uma variação positiva consistente em seus números). 

Emissoras como Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, emissora que está em alta em audiência e ganhou posição no ranking geral) também registraram médias mais próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Band FM segue líder de audiência em São Paulo. Gazeta FM pula para o top 5 e Rádio Mix FM entra no top 10 em períodos gerais
> Panorama: Band FM, Jovem Pan FM, Alpha FM e Nativa FM continuam acima de 2 milhões em alcance na Grande São Paulo

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.