Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021 @ 07:29

Panorama: Band FM e Alpha FM avançam de novo em audiência. Jovem Pan FM e Metropolitana FM ganham posições em São Paulo

São Paulo - Gazeta FM amplia sua audiência pela quinta vez consecutiva. Mercado apresenta mais uma consistente variação positiva no universo de ouvintes

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo contou com mais uma notícia positiva quando o assunto é audiência. Segundo a última atualização realizada pela Kantar IBOPE Media, o universo de ouvintes concentrados no rádio FM foi ampliado pela terceira vez consecutiva, alcançando um volume em filtros gerais que não era visto desde a atualização feita em setembro de 2018 (trimestre junho a agosto daquele ano). Várias FMs importantes ajudaram a impulsionar o rádio na Grande São Paulo. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2021):

Líderes em alta

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição. E, assim como a média geral do mercado, a rádio apresentou o seu terceiro avanço consecutivo em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O índice atual da 96.1 FM é o maior desde a atualização da pesquisa feita em janeiro de 2021 (referente ao trimestre outubro a dezembro do ano passado).

Outra emissora que segue com uma sequência positiva é a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). Após um forte avanço na medição anterior, a emissora manteve o crescimento na medição atual e aparece isolada na segunda colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Também é a terceira alta consecutiva na média de audiência da Alpha FM.

Também é destaque o novo avanço no índice da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que ganhou posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). No primeiro, a rádio se aproxima da Nativa FM 95.3 (popular, estável no top 3 em filtros gerais) e no "comercial" a 100.9 FM avançou para o top 3.

A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), que se estabilizou em um patamar mais elevado de audiência se considerada a trajetória recente da emissora, completa o top 5 nos principais períodos da medição. A estação está mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Top 10 impulsiona o meio

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) foi um dos destaques de audiência na atual medição, rádio que ganhou mais uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), aparecendo em sétimo geral nesse filtro. O avanço foi possível devido a forte alta vista em seu índice, sendo o segundo crescimento consecutivo em filtros gerais.

Antes, a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) também contribuiu com a alta do meio, registrando mais uma elevação em seu índice de audiência. A emissora tem sido um dos principais destaques no mercado de São Paulo, devido a sua reação em audiência desde a virada para 2021. O resultado atual representa o quinto avanço consecutivo nos números da FM, considerando filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) é atualmente uma das estações mais estáveis do ranking FM, mantendo um elevado índice na medição (superior ao que foi registrado na reta final de 2020). A estação avança em posição em filtros comerciais, como no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Na sequência, a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) registrou uma marca muito próxima do número visto na medição anterior, emissora que vem de alta em sua média de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a estação é seguida por outras três estações que aparecem como não assinantes da pesquisa, todas com elevação em suas médias.

Mais destaques

A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) manteve a sua sequência positiva de audiência nos principais períodos da pesquisa, sustentando a posição adquirida no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da medição passada e se mantendo próxima do top 10. A estação é seguida nos filtros gerais pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits).

Emissoras como Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes), Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também aparecem em patamares mais elevados de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior.

Quem também vem ganhando posições nos filtros gerais é a novata Play FM 92.1 (adulto/popular), estação que aos poucos vem elevando o seu patamar de audiência (apareceu como assinante da pesquisa a partir da medição anterior). Na comparação com os índices registrados nos últimos meses de atuação da Rádio Trânsito (antecessora em 92.1 FM), a Play FM já aparece com um volume que é o dobro de audiência. O resultado da emissora é ainda mais significativo nos períodos comerciais.

Veja também:
> Panorama: Alpha FM e Transcontinental disparam em São Paulo. Band FM amplia liderança de audiência
> Panorama: Alcance do rádio cresce em São Paulo. Mercado segue com quatro FMs acima de 2 milhões e mais três se aproximando dessa marca

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.