Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Junho de 2021 @ 10:47

Panorama: Jovem Pan FM retoma vice-liderança de audiência em Florianópolis. Magia FM cresce de novo e Regional FM lidera

Florianópolis - Volume de audiência do FM segue em patamar superior ao nível observado em 2020. Disputa pelo top 3 em filtros gerais é acirrada

Publicidade

Continua movimentado o mercado de rádio da Grande Florianópolis quando o assunto é audiência. Em patamar mais elevado em relação ao índice médio observado em 2020, o FM catarinense tem forte concorrência entre rádios de diferentes formatos pelas primeiras colocações de filtros gerais da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. Na comparação com a última medição, houve uma pequena oscilação negativa do universo médio de ouvintes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2021):

Disputa intensa no top 5

A Regional FM 106.5 (popular/hits) continua na liderança geral de audiência na Grande Florianópolis, posição que segue defendida pela FM com certa distância para as demais FMs medidas na Grande Florianópolis. A emissora sustenta essa condição de destaque desde a primeira metade da década passada e conta hoje com um índice de audiência que é superior aos volumes registrados no último semestre de 2020.

Com uma média muito próxima daquela registrada na pesquisa anterior, a Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) retomou a vice-liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E chama a atenção a estabilidade da Jovem Pan FM nos filtros gerais da pesquisa se considerados os resultados de 2021 e também do ano anterior, mostrando o bom momento vivido pela FM na medição de audiência.

Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) e Band FM 96.1 (popular/hits) aparecem com volumes bem próximos, ampliando a disputa por posições dentro do top 5. Vale destacar que as duas estações estão hoje com volumes de audiência superiores àqueles registrados no segundo semestre de 2020.

A Atlântida FM 100.9 (jovem/pop) completa o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se mantém relativamente próxima das rádios que disputam posições no top 3. A emissora elevou bem o seu patamar na pesquisa anterior e manteve boa parte dessa alta na medição atual, além de seguir com boa distância para as outras duas FMs (não assinantes) que aparecem na sequência do ranking. 

Também é destaque em Florianópolis o crescimento constante da Magia FM 107.3 (jovem/pop), estação que ganhou mais uma posição em filtros gerais como o  05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e agora aparece à frente da Itapema FM 93.7 (adulto/alternativo). A Magia FM vem de mudança de formato em 2020 e tem renovado o seu patamar de audiência conforme a pesquisa é atualizada.

Veja também:
> Panorama: Com meio em alta, Massa FM aparece na vice-liderança de audiência. Regional FM segue isolada em Florianópolis

Contexto: muitas mudanças e mais opções

Nos últimos anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local. O processo de migração AM-FM, que atingiu concessões de São José (região metropolitana), possibilitou o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. 

Na sequência, além dos investimentos feitos pelas emissoras que já estavam no ar, o mercado catarinense também viu outras novidades, como a chegada da CBN FM 91.3 (jornalismo/esportes), ocorrida no final de 2020. 

A expectativa é de novos crescimentos no universo de ouvintes citada pelo tudoradio.com no início de 2021 tem se confirmado. E a tendência é de que a Grande Florianópolis tenha mais uma mudança de configuração de seu dial FM ainda neste ano, com a confirmação de mais migrantes AM-FM na faixa entre 88.1 FM e 107.9 FM.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 18 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.