Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Agosto de 2021 @ 09:04

Regularização das estações de rádio e televisão tem prazo ampliado final de 2022

Brasília - Publicação também torna mais simples os processos de transferência e renovação de outorgas de serviços de radiodifusão. Decreto passa a vigorar a partir do dia 1º de setembro

Publicidade

Na última terça-feira (24) o presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou um decreto que amplia para a regularização das estações de rádio e televisão. Com as alterações, as entidades terão até dezembro de 2022 para obter a autorização de uso de radiofrequência e solicitar o licenciamento da estação junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A publicação também promove melhorias com o objetivo de desburocratizar os processos de transferência e renovação de outorgas de serviços de radiodifusão.

O Decreto nº 10.775/2021, que regulamenta as alterações promovidas pela Lei nº 14.173/21 no setor de radiodifusão e promove medidas de desburocratização foi publicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última terça-feira (24). Com isso, o prazo para obter a autorização de uso de radiofrequência e solicitar o licenciamento da estação junto à Anatel foi estendido para até 31 de dezembro de 2022. De acordo como a publicação, a medida é válida na hipótese de as emissoras não terem a autorização ou ela estar com a validade expirada, e, também, para solicitar o licenciamento de suas estações, caso elas não estejam licenciadas. O decreto passa a vigorar a partir do dia 1º de setembro.

A prorrogação do prazo foi lembrada durante reunião para o lançamento de ações voltadas aos 100 anos do Rádio. O evento, promovido pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ocorreu na última terça-feira (24) e contou com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco e dos presidentes das associações estaduais de radiodifusão. Na ocasião, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, fez um agradecimento público ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, e ao secretário de Radiodifusão, Max Martinhão. A homenagem se deu pela publicação do decreto que prorroga o prazo para regularização das emissoras.

Além da ampliação do prazo, o decreto dispõe sobre a possibilidade de a entidade instalar uma estação transmissora em município limítrofe àquele em que a outorga foi concedida. Desta maneira, a antena que distribui o sinal de frequência amplificará o sinal e irá torná-lo melhor, por meio do aproveitamento da abrangência geográfica.

Para Márcio Novaes, presidente da Abratel, o Decreto irá garantir maior agilidade e segurança para as emissoras. "A desburocratização e modernização do setor têm sido uma marca do ministro das Comunicações e de sua competente equipe, com destaque para a Secretaria de Radiodifusão. Sem dúvidas, as mudanças irão refletir em um melhor serviço prestado para toda a população. Esta tem sido uma pauta constante da Abratel", declarou.

Com informações da AESP

Tags: Presidente da República, Jair Bolsonaro, Decreto, Lei, Emissoras, Rádio, Televisão, Regularização

Compartilhe!

Teste
Equipe de jornalismo tudoradio.com

Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:

  • Carlos Massaro – Editor responsável, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação e radiodifusão. LinkedIn
  • Daniel Starck – Diretor de jornalismo e fundador do portal, com atuação no setor desde 2004. LinkedIn

A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.