Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2021 @ 10:57

ABERT inicia contagem regressiva para ações em comemoração aos 100 anos do Rádio

Brasília – Ações da associação contam com a veiculação de 100 histórias sobre o rádio

Publicidade

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) iniciou a contagem regressiva para os 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. O dia 7 de setembro marcou os 99 anos da Exposição do I Centenário da Independência, quando ocorreu a transmissão do discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa. Falou por meio de alto-falantes, em uma emissora de rádio montada no alto do Corcovado, dando início às transmissões oficiais radiofônicas no Brasil. Entre as ações, a ABERT vai veicular 100 histórias do rádio até 2022.

As ações da ABERT foram lançadas durante o Conselho Superior no final do mês passado, em uma reunião que contou com a presença do presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco e dos presidentes das associações estaduais de radiodifusão. O evento, que foi realizado em um hotel na Capital Federal, marcou o início das celebrações dos 100 anos do Rádio e dos 60 anos da ABERT. 

Segundo o presidente da associação, Flávio Lara Resende, o calendário de ações da ABERT está cheio de datas importantes e muito representativas para a radiodifusão. Desde o final de agosto, inúmeras homenagens programadas para festejar o rádio e a atuação da ABERT.

Durante a reunião, o presidente do Senado foi convidado pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a assinar a réplica de um rádio capela. O ato marcou o início das celebrações da Associação dos 100 anos do rádio no Brasil.

99 anos

O então discurso do presidente Epitácio Pessoa, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado, na capital fluminense. Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica - incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes - durante toda a abertura da exposição.

À frente da iniciativa estava o cientista e educador, Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira. “Segundo o depoimento do próprio Roquette, praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande”, conta o historiador, Milton Teixeira. “Os alto-falantes eram relativamente fracos, mas, mesmo assim causou uma certa sensação a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa e das primeiras músicas”, disse.

Rádio Clube do Recife

Considerada a primeira rádio a entrar no ar no Brasil, a Clube AM 720 do Recife, a icônica PRA-8, comemorou 102 anos em 2021. O 6 de abril de 1919 marca a histórica reunião de um grupo de amadores da telegrafia sem fio que nesta data registrou a fundação oficial da rádio. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o "pensamento humano" por meio de redes sem fio.

Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo. Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. 

Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.

Tags: Rádio, ABERT, 100 anos, comemoração, Rádio Clube, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.