Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021 @ 07:29

Panorama: Rádio Jornal e Recife FM acirram disputa pela vice-liderança de audiência. Clube FM e Jovem Pan FM avançam de novo no Recife

Recife - Rádio Olinda, uma das novidades do FM pernambucano, se aproxima do top 10 em filtros gerais

Publicidade

O mercado de rádio do Recife e região metropolitana acompanhou mais uma atualização da pesquisa regular feita pela Kantar IBOPE Media, que mostra a evolução da audiência e de outros dados de rádio. No geral, após uma alta no universo de ouvintes, a média do FM pernambucano praticamente não contou com mudanças significativas, mas alguns cenários de concorrência foram observados como destaques. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

Seguem próximas

A Rádio Jornal FM 90.3 (popular/jornalismo-esportes) segue com o maior volume de audiência entre as assinantes da medição. A emissora, que reconquistou a vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na pesquisa passada, manteve a condição na atual atualização. A estação segue acompanhada de perto pela Recife FM 97.5 (popular/hits), estação que aparece agora um pouco mais próxima da Jornal em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E uma FM não assinante aparece na liderança de audiência.

Na sequência, não distantes do top 3, aparecem outra FM não assinante da pesquisa e a Clube FM 99.1 (popular/hits). As duas estações estão com médias bem próximas e apresentando altas em seus números na comparação com a pesquisa anterior. No caso da Clube FM o resultado significa a manutenção de uma tendência de alta em sua média e, em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a FM aparece em quarto lugar geral.

Mais destaques

A Jovem Pan FM 95.9 (jovem/pop) consolidou a sua condição de sexta colocada geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao apresentar mais uma alta em sua média de audiência, sendo a terceira consecutiva em filtros gerais, cravando uma de suas melhores marcas recentes no Grande Recife. A FM está nesta condição no ranking geral desde a atualização de setembro. E a Novabrasil FM 94.3 (adulto/nacional) aparece a seguir, nos principais períodos da pesquisa.

Estável, a Rádio Canaã FM 91.3 (religiosa/gospel) consolidou a sua condição no top 10 e aparece em oitavo lugar geral no ranking de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação é seguida de outras três FMs não assinantes da pesquisa.

A Rádio Olinda FM 105.3 (religiosa/católica), considerada uma das novidades do dial FM (estação originada na faixa AM), segue em evolução no Grande Recife e aos poucos está se aproximando do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação é acompanhada de muito perto pela CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes) e por outra FM não assinante da pesquisa.

Veja também:
> Panorama: Rádio Jornal aparece na vice-liderança geral de audiência. Clube FM e Jovem Pan FM avançam no Recife

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.


Vista panorâmica da Praia da Boa Viagem, no Recife / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Recife, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.