Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 24 de Março de 2022 @ 07:31

Tendências | Monitoramento mostra consumo on-line de rádio em alto-mar

Angra dos Reis - Dados são relacionados à Costazul FM de Angra dos Reis (RJ). Sistema também mostra crescimento de escutas on-line em rodovias

Publicidade

Em julho do ano passado, o tudoradio.com destacou um monitoramento com base da plataforma Audients que mostrava o consumo de streaming de rádio em deslocamentos por estradas, com base nos dados de uma emissora de Santa Catarina. Esse comportamento é mantido em outras regiões do país e com alguns recortes curiosos. No caso da região de Angra dos Reis, litoral fluminense, o monitoramento da audiência on-line da Costazul FM 93.1 mostrou um consumo da estação em plataformas de petróleo e também em outros pontos em alto-mar. A região conta com trabalhadores que ficam em deslocamento entre essas estruturas e o continente. Acompanhe os detalhes:

A Costazul FM de Angra dos Reis passou a contar com a plataforma Audients em seu novo aplicativo para smartphones e também conta com os serviços da Triton Digital em seu streaming. Nos dois casos, os dados são confirmados e similares nas duas ferramentas, o que auxilia na checagem das informações. Foram percebidas escutas ao streaming da rádio em embarcações que se deslocam pelo litoral, estradas, pontos específicos em alto-mar, entre outras localidades. 

Essas escutas ocorrem em ilhas, plataformas de petróleo, embarcações de alta capacidade (petroleiros, transatlânticos), entre outros. Também há uma "mancha" de players ao áudio digital da rádio em toda a região da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), reforçando a área de cobertura da 93.1 FM. Nesse caso, é possível perceber que o acesso ao streaming ocorre dentro da área de sinal da FM, como também em regiões sem o alcance devido à distância geográfica, mas que contam com a circulação da população da região. Em resumo: a área de cobertura da FM acaba sendo ampliada pelo streaming, similar ao conceito de "rádio híbrido".

"Nós realmente estamos animados pelo acesso às métricas disponibilizadas pela Triton e pela beAudio. Nesta última, nós verificamos, com agradável surpresa, que temos ouvintes de nosso streaming em plataformas de petróleo na Bacia de Campos e também na Bacia de Santos", destaca José Ornelas, radiodifusor responsável pela Costazul FM.


Acessos ao streaming de áudio da Costazul FM, através de monitoramento geográfico do Audients. O sistema mostra escutas originadas em plataformas de petróleo

"Com alguns meses de análise, notamos algumas informações bem especiais, por se tratar de uma rádio com grande cobertura costeira, identificamos que muitos ouvintes estavam com atividades ativas pelo litoral de Angra dos Reis (uma das maravilhas do Brasil, e ponto estratégico de turismo mundial)  em alto-mar, com muitos quilômetros de distância da costa, reafirmando a audiência com a emissora por sinal de internet (que começa a ser cada vez mais abrangente e acessível por meio do 3G, 4G e futuramente 5G)", Danillo Borges, gerente comercial da beAudio.

“Nós iniciamos um trabalho com a equipe da Rádio Costazul desenvolvendo o aplicativo para a emissora que cobre a região costa verde, no Litoral Sul Fluminense, emissora ativa em promoções e ações para promover a informação e notícia para seus ouvintes. Nesse processo identificamos que o Audients poderia fornecer indicadores muito importantes para traçar o perfil dos ouvintes, a geolocalização, faixa etária, e horários de pico entre as participações", conta Borges.


Detalhe para os acessos ao streaming em região mais próxima à costa, com destaque para a região de Angra e a Rodovia Rio-Santos / Crédito: Audients e Costazul

Danillo completa dizendo que, em sua opinião, o rádio é um meio de comunicação "que faz a população estar/sentir próxima dos seus interlocutores, o sentimento de gratidão de um ouvinte que mesmo sem ser muito ativo em receber um 'alô' para o seu bairro, sua comunidade, sua rua, seu comércio, seu barco, de forma instantânea é muito gratificante, os locutores têm acesso facilitado a dados completamente importantes e pode ser alcançado pela ferramenta.”

+ Plataforma mostra consumo de streaming de rádio em deslocamentos por estradas

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio, Tendências, alto-mar, emissora, streaming, áudio digital, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.