Quinta-Feira, 07 de Abril de 2022 @ 07:29
São Paulo - Rádio Mix FM reestreia em Curitiba (PR) nesta sexta-feira (8). Rádio Bandeirantes e Massa FM já ampliaram suas presenças no dial FM
A primeira semana cheia do mês de abril está movimentada para algumas marcas de rádio que atuam nacionalmente. Marcas nacionais como Massa FM, Rádio Bandeirantes, Nativa FM e Rádio Mix FM estão envolvidas em expansões de suas atuações no dial FM. As duas primeiras já efetivaram suas estreias em Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP), respectivamente. Já a Rádio Mix FM terá a sua reestreia no mercado de Curitiba (PR) e hoje (7) a Nativa FM passará a contar com sua 19ª afiliada no estado de São Paulo. Acompanhe os detalhes:
Conforme já divulgado pelo tudoradio.com, a futura Rádio Mix FM 98.3 de Curitiba será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (8), com apresentação em rede nacional da estação a partir das 12h00. A afiliada paranaense é operada pelo R4Comunicação, fruto da união do Grupo Canal Marketing, do Grupo Maringá de Comunicação e Grupo Verde Vale numa parceria com a Rádio Continental, sociedade integrante do GRPCOM. A Rádio Mix FM de Curitiba está em expectativa desde o último dia 29, quando foi aniversário da capital paranaense.
Captação do sinal da futura Rádio Mix FM de Curitiba (PR) / crédito: tudoradio.com
Antes, hoje (7), acontecerá a estreia da Nativa FM 95.9 de Itapetininga, emissora que estará voltada ao Sudoeste Paulista. A 19ª emissora da marca no estado de São Paulo será inaugurada oficialmente a partir das 18h00, durante a abertura do programa Arena Nativa. A nova afiliada tem seu sistema irradiante em Capão Bonito e nas últimas semanas realizou transmissões em caráter experimental. Trata-se de uma nova concessão de FM no estado de São Paulo.
Já no domingo passado (3), os ouvintes de Ribeirão Preto passaram a acompanhar o início das transmissão da Rádio Bandeirantes FM 85.3, fato que inaugurou a faixa estendida do FM na cidade (porção do dial que vai de 76.1 FM até 87.3 FM). A estação ligou sua FM algumas horas antes desta segunda-feira, sendo captada por colaboradores do tudoradio.com a partir das 22h00 do domingo. Isso ocorreu para garantir a estreia oficial da emissora neste dia 4 de abril. O sinal está propagando com facilidade nos arredores de Ribeirão Preto e a FM já opera com sistema de RDS ativo.
Ainda sobre a chegada da Rádio Bandeirantes ao FM de Ribeirão Preto, é importante destacar que a emissora conta com a operação própria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e é originada em 1270 AM. Também serve como curiosidade o fato da emissora ocupar a faixa 85 MHz, assim como sua outra parceira migrante AM-FM no interior paulista: a Rádio Bandeirantes FM 85.7 de Campinas, originada em 1170 AM.
Captação do sinal da Rádio Bandeirantes de Ribeirão Preto / crédito: José Mauro Ávila
Por fim, não menos importante, também foi na segunda-feira (4) que ocorreu a estreia da Massa FM 100.7 de Salvador. A inauguração marca também a chegada da Rede Massa FM na Bahia, estação que ainda não contava com uma FM parceira no estado. A nova afiliada opera a partir do município de Nazaré e passou a última semana trabalhando em formato de expectativa para a Massa FM, como é de praxe nos processos de inaugurações da rede de formato popular/sertanejo.
Outras mudanças técnicas e estreias de migrantes AM-FM também foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com nesta primeira quinzena de abril, como a estreia da Rádio Cidade FM 106.5 no Grande Rio de Janeiro, por exemplo. E as novidades impactam o guia de rádios do portal, chamado de Dials AM/FM tudoradio.com.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.