Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 12 de Maio de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Campanhas em rádio impulsionam um crescimento geral de anunciantes varejistas

São Paulo - Pesquisa encomendada pela norte-americana procura saber se, no pós-pandemia o rádio AM/FM ainda possui um feito de vendas impressionante para os varejistas

Publicidade

Sempre com a intenção de confirmar tendências ou de refutar algumas impressões sobre o rádio, a Westwood One (área de pesquisa da Cumulus Media) procurou saber sobre uma dúvida que paira no mercado norte-americano: "no pós-pandemia, o rádio AM/FM ainda gera um efeito de vendas impressionante para os varejistas?". E a resposta é "sim": uma campanha executada em rádio AM/FM pode provocar um impulsionamento consistente nas vendas de anunciantes. A afirmação vem do resultado de um levantamento da Nielsen, onde o rádio provocou "aumentos generalizados" para o anunciante varejista analisado. Acompanhe os detalhes:

A Nielsen procurou medir o impacto de uma campanha de um varejista de material de escritório em várias redes de rádio de julho a outubro de 2021, incluindo semanas de compras de volta às aulas. Foi combinada as audiências comerciais de seu painel PPM (Portable People Meter) com dados de compras de crédito e débito para revelar como o rádio AM/FM impactou as vendas do grande varejista de material de escritório. Foram comparados aqueles que foram expostos e não expostos para determinar a eficácia da publicidade.

"O estudo foi realizado com 20.091 participantes do painel do Portable People Meter nos 48 mercados PPM da Nielsen (nos EUA), que eram os clientes varejistas nacionais de material de escritório. 8.114 não foram expostos à campanha de rádio AM/FM e 11.977 foram expostos à campanha", destaca o diretor de insights da Westwood One / Cumulus Media, Pierre Bouvard, ao explicar o levantamento.

Os resultados da análise da Nielsen

Para o anunciante varejista analisado, a campanha AM/FM gerou aumentos generalizados, em crescimento de clientes (até 6%), gasto por família compradora (aumento de 11%), gasto por transação (15%) e participação na categoria (21% ). 

“Esta é uma prova concreta da capacidade do rádio AM/FM de gerar resultados comerciais significativos”, diz Pierre Bouvard.

Em resumo, são 10% em aumento das vendas, 17% em aumento da base de clientes e 15% na expansão da participação do varejista nos gastos da categoria. 

Segundo reportagem do portal Inside Radio, que destacou o estudo da Nielsen e o insight publicado pela Westwood One, a campanha também impulsionou um aumento de 23% nas vendas em lares com crianças, muito possivelmente impulsionado pelas vendas de material escolar. 

Ainda segundo a análise, entre essas famílias, os anúncios geraram um ganho de 4% na participação dos gastos da categoria, além de um crescimento de 10% nos gastos por família compradora e um aumento de 11% no cliente.

Em resumo, Pierre destaca os pontos a seguir como as principais conclusões do estudo da Nielsen:

> O gasto por transação foi maior on-line versus na loja: os compradores on-line representaram 17% do total de gastos no varejista nacional de material de escritório, mas apenas 8% do total de transações.

> Forte efeito de vendas de volta às aulas: a exposição da campanha de rádio AM/FM gerou forte impacto nas vendas entre famílias com crianças.

> Impacto do novo comprador: a exposição à campanha de rádio AM/FM gerou aumentos significativos nos gastos por transação (+15%) e no crescimento de clientes (penetração) entre os novos compradores (+6%).

> Impacto total da campanha: A exposição à campanha de rádio AM/FM gerou aumentos significativos na base de clientes (+6%), gasto total (+11%) e participação na categoria (+21%).

+ Planejadores de mídia acreditam na eficácia do rádio e 35% devem aumentar o investimento no meio

+ Wall Street: Rádio é o meio de alcance mais econômico e tem boa perspectiva futura

Veja também:
> Rádio AM/FM segue líder entre os formatos de áudio que contam com anúncios. Plataformas de streaming não avançam
> Análise: Seguindo tendência de fora, marcas do setor financeiro investem no rádio brasileiro


Fachada de uma das sedes da Nielsen, nos EUA / crédito: nvestorplace.com - Konektus Photo / Shutterstock.com

Com informações da Westwood One / Cumulus Media, Nielsen e portal Inside Radio

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Nielsen, campanha, rádio, impulsionamento, efetividade, estudo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.