Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2022 @ 07:29

Curiosidade: Rádio country do Vale do Silício (EUA) conseguiu o 5º geral de audiência apenas com transmissão via internet

São Paulo - Emissora já era um fenômeno de audiência na região quando estava no dial FM. Após venda de seu canal, ouvintes migraram para o streaming da estação de formato country

Publicidade

Uma movimentação da audiência de rádio está chamando a atenção da indústria nos Estados Unidos. Nos últimos meses, a mídia especializada em cobrir o setor deu amplo destaque para a venda do canal da KRTY FM 95.3 de San José (região da Bay Area / Vale do Silício), emissora de formato country. Antes de se tornar uma estação religiosa, a emissora country bateu recordes de audiência no dial FM local. E, após o seu encerramento em 95.3 FM, a audiência migrou para o digital, posicionando a KRTY na quinta colocação geral do ranking da Nielsen que mede as emissoras de rádio (sejam AM, FM ou streaming), Em resumo: mesmo sem um espaço no dial, a KRTY Country manteve sua relevância através do áudio on-line.

Segundo a Nielsen, a KRTY alcançou um share de 4.6 em junho no mercado de San Jose, o que a posicionou na quinta colocação geral em um ranking com mais de 40 estações. Antes, em FM, os resultados eram ainda mais expressivos: a emissora country passou os últimos meses de sua atuação em 95.3 FM na liderança geral de audiência local.

E essa migração para o streaming ocorreu mesmo com a acomodação feita pelo mercado local para absorver essa onda de ouvintes que supostamente ficariam 'órfãos de uma FM de formato country na região da Bay Area (compreendida entre as cidades de San Jose e San Francisco, na Califórnia). A KBAY FM 94.5, vizinha de dial da 95.3 FM, chegou a mudar o seu formato de AC para country, mirando nesses ouvintes da KRTY. De certa forma, a rádio foi bem sucedida na mudança, pontuando 4.3, mas abaixo da concorrente on-line.

Só que tem um detalhe importante nessa história: segundo o portal Inside Radio, as estações somente de internet “não são elegíveis para serem medidas, codificadas ou relatadas em nenhum dos serviços monetários da Nielsen”, segundo políticas da empresa. A medição ocorreu porque a Empire Broadcasting, responsável pela emissora, manteve o formato country como uma estação somente para internet que continuou a transmitir áudio codificado em PPM (Portable People Meter), o que é proibido sob a política da Nielsen.

É fato que essa história foi possível devido a força da marca da KRTY entre a população local, trabalho este iniciado em 1989 no dial FM. O forte alcance do rádio, somado à fidelidade de seus ouvintes, possibilitou esse resultado da emissora country no streaming. Agora, se esse desempenho expressivo será mantido, contando que no dial FM a cidade de San Jose passou a contar com uma nova opção nesse mesmo formato, é a dúvida que ficará entre os analistas do setor, já que a medição pela Nielsen não deverá ser possível.


Logotipo usado pela KRTY quando estava em 95.3 FM

Paralelo no Brasil…

Existem algumas situações similares de força no streaming através de uma marca e identidade criadas em anos de trabalho no dial FM. Uma delas é a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, que fez boa parte de sua trajetória em 102.9 FM. Após encerramento de suas atividades no FM carioca, a emissora conseguiu manter uma audiência relevante através de suas plataformas digitais, em estratégia de atuação muito similar ao trabalho que era feito no dial. A rádio tem reportado que fidelizou mais de 400 mil ouvintes únicos em seu streaming.

Outra emissora que chama a atenção é a Saudade FM 99.7 de Santos, no litoral paulista. É fato que a emissora segue ativa no dial FM, mas o tamanho da sua audiência é comparável com grandes redes que somam mais de uma estação e/ou estão em mercados bem maiores do que a região da Baixada Santista. No ranking da Triton Digital, a Saudade FM de Santos tem figurado entre as 20 maiores audiências digitais de rádio da América Latina (17º no ranking de junho), considerando apenas o universo aferido pela empresa internacional (mas que conta com algumas das maiores redes de rádios da região).

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Inside Radio

Tags: Rádio, audiência KRTY FM, streaming, transmissão, Nielsen

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.