Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Setembro de 2022 @ 15:12

Estações de rádio em todo o Reino Unido entram no modo “Obituário” para a rainha Elizabeth II

São Paulo – Rádio suspenderam suas programações nesta quinta-feira (8) após o anúncio da morte da monarca

Publicidade

Grande parte das emissoras de rádio do Reino Unido suspenderam suas programações nesta quinta-feira (8), por volta das 18h30, para anunciar a morte da Rainha Elizabeth II. A monarca britânica reinou por mais de 70 anos, sendo uma das mandatárias mais longevas da história. Marcas conhecidas do rádio comercial britânico entraram com programações mais lentas, baixando o tom das locuções e trabalhando contextos históricos da monarquia.

De acordo com o comunicado da Casa Real britânica, a rainha morreu pacificamente em Balmoral, na casa de férias da rainha, na Escócia, na tarde de quinta-feira (8). As estações de rádio estavam em modo de espera para o “modo de obituário” após a notícia da condição médica da rainha ter sido anunciada às 12h34 pelo Palácio de Buckingham.

Os maiores grupos de rádio comercial do Reino Unido seguiram procedimentos bem ensaiados para dar a notícia aos ouvintes. A Global reuniu todas as suas estações para retransmitir a LBC depois que cada marca anunciou a notícia separadamente. Depois, rádios como Heart FM 106.2, Capital FM 95.8, entre outras, alteraram suas grades de programação, diminuindo o tom das locuções, executaram conteúdos especiais sobre a família real, entre outros detalhes especiais.

A Heart, que é controlada pela Global, que é uma emissora de formato Hot AC, alterou playlist apenas para músicas mais lentas, situação que prossegue nesta sexta-feira (9).

Cada emissora da Bauer se juntou a um boletim de notícias de última hora em rede, seguido por uma lista de reprodução atenuada e apresentadores que relembram a vida da rainha. Outros grupos de rádio, incluindo Nation e Wireless, estações independentes, comunidades, hospitais, serviços estudantis e on-line transmitiram as notícias e prestaram seus respeitos tocando músicas mais descontraídas misturadas com anúncios ocasionais de notícias. 

A primeira estação de rádio nacional a dar a notícia, segundo pesquisa fornecida à RadioToday, foi a Times Radio às 18h31. 

Todas as estações de rádio da BBC se juntaram para um especial da BBC News em rede em um relógio começando às 18h36, com a BBC Radio 4 e 5 Live dando as notícias individualmente às 18h32. A BBC está com ampla cobertura sobre a morte da monarca, que teve relacionamento estreito com o conglomerado de comunicação britânico. A coroa britânica teve um papel fundamental na trajetória dessa gigante da radiodifusão.

+ Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos. Monarca tinha relação com a BBC desde a década de 30

Colaborações de Daniel Starck e Jorge Ribeiro. Com informações do portal Radio Today UK

Tags: Rádio, Rainha Elizabeth II, morte, Reino Unido, programação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.