Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 @ 07:29

5G avança e vira realidade em todas as capitais do Brasil. Tecnologia pode ampliar consumo digital do rádio

São Paulo - Ontem (6) o sinal da nova rede móvel foi liberado em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Cidade com mais de 500 mil habitantes serão as próximas

Publicidade

A tecnologia de internet móvel 5G passa a ser uma realidade para usuários que residem nas capitais brasileiras. Com a liberação da operação nas cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (RR), a nova geração de rede completa a primeira etapa de sua implantação no Brasil, atendendo todas as capitais através das operadoras Claro, TIM e Vivo. A liberação nessas cidades do Norte foi concedida pelo grupo de trabalho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que acompanha a limpeza das faixas para o 5G. E o processo foi concluído nesta quinta-feira (6). O setor de rádio tem total interesse na nova tecnologia e, por vários motivos, acompanha a sua implantação.

Segundo o presidente do grupo e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, a agência havia estabelecido a data de 28 de novembro como prazo máximo para que o 5G ficasse disponível aos usuários nas capitais brasileiras, porém o processo foi concluído pelas operadoras nesta quinta-feira (6).

O processo de implantação do sinal 5G foi iniciado em julho passado, em Brasília (DF). De lá pra cá, até agosto, a nova rede móvel passou a ficar disponível nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). 

Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN) tiveram a ativação da rede 5G realizada no início de setembro.

Já em 19 de setembro, o 5G foi implantado nas cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). E ontem (6), chegou às capitais estaduais da região norte que ainda não haviam sido contempladas.

Após as capitais, segundo o jornal Estado de S.Paulo, a Anatel vai concentrar esforços para liberar 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes. O calendário prevê que todos os municípios de porte médio devem estar liberados para a operação da tecnologia até 1º de janeiro de 2023

Prazos alterados e interferências 

Apesar de cumprirem de forma antecipada o prazo de implantação atual, o edital original do 5G chegou a contar com vários adiamentos. Inicialmente, todas as capitais deveriam contar com o 5G ativado até 31 de julho. Porém, a falta de equipamentos para a nova infraestrutura não provocar interferências em outros serviços de telecomunicações provocou atrasos. Vale lembrar que, na ativação do 5G em Brasília, rádios relataram problemas na recepção de sinais de satélite, devido à faixa que o serviço utilizava até a chegada do 5G.  

Em agosto, o período de implantação do 5G nas capitais foi mais uma vez estendido, com prazo final para ativação da tecnologia no fim de novembro.

Relacionada:
> Anatel já liberou mais de 4 mil antenas de 5G pelo Brasil. Rede está em 15 capitais

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Para se ter uma ideia do crescimento da audição digital de rádio, segundo o último Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o consumo de estações on-line já atinge 7,4 milhões de pessoas em 13 regiões brasileiras, com um acréscimo de 85% neste volume de consumo entre 2019 e 2022

Em resumo, o interesse nas iniciativas digitais do rádio já cresce de maneira expressiva, mesmo antes da chegada do 5G, que pode potencializar ainda mais essas novas maneiras de consumo do meio.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações). 

+ CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis

Com o avanço do já citado mercado programático, há a expectativa de uma maior participação do rádio no investimento em publicidade digital, conforme a escala de consumo de plataformas on-line das emissoras seja ampliada.

“Não é uma simples evolução, mas uma nova tecnologia de serviços móveis. Ela habilita a conectividade, a distribuição de conteúdo, o processamento e o armazenamento de informações. Isso trará grandes benefícios para diferentes segmentos da economia, como saúde, educação, agricultura e transporte. As aplicações são múltiplas, pois há uma capacidade muito maior de interação com o meio-ambiente. O 5G será adotado muito rapidamente pelo mercado e deve ser o serviço com mais assinantes em cinco anos”, destacou Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, durante o SET Expo 2022.


Ilustração que compara as gerações de rede móvel / crédito: depositphotos.com

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: 5G, tecnologia, implantação, avanço, rede, internet, móvel, celular, smartphones

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.