Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 18 de Outubro de 2022 @ 07:31

Com Curitiba, Antena 1 passa a cobrir as três capitais da Região Sul. Afiliada já está no ar

São Paulo - Marca de formato adulto-contemporâneo tem sintonia local em FM nos mercados de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e agora em Curitiba (PR)

Publicidade

Atualizado - A rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo já está presente nas três capitais estaduais da Região Sul do Brasil. Com o início da operação da Antena 1 FM 104.3 de Curitiba (Paraná), a marca fecha a presença nos principais mercados sulistas e também amplia sua atuação em metrópoles brasileiras. Segundo registro do Mapa da Atualização do tudoradio.com o início das atividades ocorreu nesta segunda-feira (17). A Antena 1 também deverá estrear afiliadas em Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR) e apresentar a ampliação de seu sinal em São José dos Campos (SP).

Segundo o que registrou a equipe do tudoradio.com, a transmissão em rede com a Antena 1 foi iniciada em Curitiba (PR) a partir da manhã desta segunda-feira (16). Nos últimos dias, a estação passou por ajustes técnicos para melhorar a experiência de cobertura de sinal na capital paranaense, entrando em modo de expectativa que intercalava músicas de formato adulto-contemporâneo com vinhetas da rede Antena 1 dedicadas à Curitiba.

A 104.3 FM, que será responsável pela marca Antena 1 na capital do Paraná, é uma emissora de cobertura local de sinal em toda a região metropolitana, incluindo cidades localizadas próximas à Grande Curitiba, no primeiro planalto paranaense. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a implantação da nova afiliada acontecerá em etapas, incluindo outras melhorias técnicas na FM.

+ Antena 1 confirma afiliada em Curitiba (PR). Estreia está prevista para outubro

Com Curitiba, a Rede Antena 1 passa a ter atuação nas três capitais da Região Sul, algo que não é comum entre as redes nacionais (veja detalhes nas listas logo no final deste texto). Além da nova parceira na capital paranaense, a marca conta com uma estação própria em Porto Alegre (Antena 1 FM 89.3, no ar desde 1993) e uma afiliada em Florianópolis (Antena 1 FM 92.1, inaugurada em 1996). Nesses outros dois mercados sulistas, a Antena 1 já conta com longas e consolidadas trajetórias.

Outro detalhe interessante é a presença da Rede Antena 1 em mercados cuja população do município sede da FM é superior a 500 mil habitantes. Com Curitiba, esse número passa a ser de dez praças (também veja a lista no final deste texto).


Campanha da rede Antena 1 sobre a chegada da rádio à Curitiba. Peça foi veiculada nas redes sociais da emissora

A 104.3 FM

A Antena 1 de Curitiba é fruto do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Barigui AM 1560. A 104.3 FM tem seu sistema irradiante instalado em um morro cuja altitude supera os 1220 metros. 

Para se ter uma ideia de sua condição topográfica, Curitiba tem uma altitude média de 934 metros. E não há obstáculo natural entre o ponto de transmissão da 104.3 FM (localizado em Almirante Tamandaré, local chamado de Morro Azul) e o centro da capital paranaense (a distância em linha reta entre os dois pontos é inferior a 20km).

Panorama do mercado curitibano: concorrência no adulto e muitas novidades em FM

Em Curitiba a Antena 1 irá enfrentar uma considerável concorrência direta de outras FMs. O formato adulto-contemporâneo é hoje trabalhado (e liderado em audiência) pela local Ouro Verde FM Easy FM 105.5. E uma de suas principais concorrentes em São Paulo também está na capital paranaense: a Alpha FM 90.1 foi inaugurada em dezembro passado.

O início da operação da Antena 1 em Curitiba faz com que o mercado local volte a contar com três estações comerciais voltadas ao formato adulto-contemporâneo. Além da Ouro Verde FM, a capital paranaense era atendida pelas rádios locais Light FM (operou em 95.1 FM até outubro passado, conhecida também como Transamérica Light) e Capital FM 98.3 (no ar até março deste ano).

Outro detalhe importante é a quantidade de novidades que o mercado de rádio de Curitiba observou nos últimos meses. Além da estreia da Alpha FM e da chegada da Antena 1, a capital paranaense também passou a contar com projetos como a jornalística CBN FM 95.1 (inaugurada em novembro passado, marca que antes contava com outro afiliado e estava no ar desde 1995), Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop), Rede Aleluia FM 93.3 (religiosa/gospel) e a aguardada chegada da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5 (jornalismo/esportes).

Outra novidade percebida no dial FM de Curitiba foi o início da operação experimental da segunda estação migrante AM-FM no dial estendido da capital paranaense. A Rádio Atalaia AM 1170, que retransmite a Rede Aleluia, é captada em FM 83.7. O Mapa da Atualização do tudoradio.com de hoje (18) registrou a mudança. 

Blumenau (SC) e Foz do Iguaçu (PR)

Em janeiro passado, o tudoradio.com chegou a noticiar sobre a implantação de uma afiliada da Antena 1 em Blumenau, cidade turística de Santa Catarina. Na ocasião, o anúncio foi feito pela direção da Rede Fronteira de Comunicação (RFC). O grupo catarinense iniciou em 18 de julho as operações da FM 88.1, estação que receberá a afiliada da Antena 1. 

A 88.1 FM é fruto do processo de migração AM-FM da AM 820 de Blumenau, estação que nos últimos meses esteve repetindo a programação gerada pela CBN FM 95.9 (também de controle da RFC). Nas primeiras horas de operação em FM, a 88.1 FM manteve o trabalho da estação AM, ou seja, repetiu a CBN. 

O grupo responsável pela futura Antena 1 FM 88.1 de Blumenau também é afiliado da rede paulista em outras praças entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A RFC opera a Antena 1 FM 103.1 de Lages (SC), Antena 1 FM 88.5 de Santa Maria (RS) e Antena 1 FM 103.3 de Rosário do Sul (RS). A estreia está prevista para 14 de novembro.

Já em Foz do Iguaçu (PR), a futura Antena 1 FM 104.5 de Foz do Iguaçu vai ocupar a frequência que abriga atualmente a Rádio 104.5 FM. A emissora paranaense conta com uma programação voltada ao formato pop/adulto e transmite a partir da fronteira entre Brasil e Argentina. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estreia da Antena 1 em 104.5 FM será definida nos próximos dias, com a expectativa podendo ser iniciada nesta semana.

E em São José dos Campos (SP)...

No ar desde 2012, a Antena 1 FM 89.3 de São José dos Campos deverá apresentar uma novidade importante para o mercado local. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a emissora deverá contar com melhorias em sua transmissão na região, que hoje parte de Santa Branca. Com isso, a tendência é de que a cobertura da 89.3 FM em São José dos Campos e Jacareí seja ampliada de forma significativa. 

Lista de FMs da Antena 1 em capitais (em destaque) e/ou cidades acima de 500 mil habitantes:

Antena 1 FM 94.7 - São Paulo (SP)
Antena 1 Lite FM 103.7 - Rio de Janeiro (RJ) - Obs: parceria de marca com a FM carioca
Antena 1 FM 93.7 - Brasília (DF)
Antena 1 FM 105.1 - Belo Horizonte (MG)
Antena 1 FM 104.3 - Curitiba (PR)
Antena 1 FM 89.3 - Porto Alegre (RS)
Antena 1 FM 107.5 - Campinas (SP)
Antena 1 FM 89.3 - São José dos Campos (SP)
Antena 1 FM 88.3 - Sorocaba (SP)
Antena 1 FM 92.1 - Florianópolis (SC)
Antena 1 FM 106.9 - Vitória (ES)

Redes presentes nas três capitais do Sul do país:

CBN -> CBN FM 95.1 de Curitiba, CBN FM 90.3 de Florianópolis e CBN AM 1340 de Porto Alegre

Jovem Pan FM -> Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis e Jovem Pan FM 90.7 da Grande Porto Alegre

Rádio Mix FM -> Rádio Mix FM 98.3 de Curitiba, Rádio Mix FM 107.1 de Porto Alegre e Rádio Mix FM 102.3 da Grande Florianópolis

Rede Aleluia -> Rede Aleluia FM 93.3 de Curitiba, Rede Aleluia FM 100.5 de Porto Alegre e Rede Aleluia FM 99.3 de Florianópolis

Tags: Antena 1, Curitiba, Paraná, expansão, marca, afiliada, migração AM-FM, Sul, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.