Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2022 @ 10:53

Panorama: Jovem Pan FM, Regional FM e Atlântida são os maiores volumes de audiência e alcance na Grande Florianópolis

Florianópolis - Jovem Pan FM aparece em primeiro em filtros de audiência e alcance. Jovem Pan News também crava marca histórica

Publicidade

O último resultado válido da pesquisa que mostra o consumo de rádio em Florianópolis e na região metropolitana alterou cenários que estavam consolidados há anos na praça. Os dados conhecidos pelo mercado em novembro deste ano, sendo o mais recente até o momento, são da pesquisa da Kantar IBOPE Media e mostra uma mudança no topo do ranking FM em períodos importantes. A medição atual é impactada diretamente pelo período eleitoral, presente na grade das emissoras de rádio. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2022):

Mudança no top 3

A Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) foi o principal destaque da atual medição de audiência. A emissora, que nos últimos anos já figurava entre as maiores médias de ouvintes por minuto na Grande Florianópolis, ocupando a vice-liderança geral em várias atualizações, apareceu pela primeira vez na primeira colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) e 05h-05h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em todos esses filtros de audiência a emissora é seguida de perto pela Regional FM 106.5 (popular/hits).

Com o resultado histórico para a sua trajetória, a Jovem Pan FM realizou várias campanhas publicitárias sobre o seu desempenho de audiência na Grande Florianópolis, estação que já trabalhava dessa forma com base nos números de alcance (30 dias) e total de ouvintes únicos (30 dias). Nesses dois quesitos, considerando o 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) e 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), a 101.7 FM está isolada na liderança, assim como já foi observado em medições passadas.

Também é destaque a presença da Atlântida FM 100.9 (jovem/pop) no top 3 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também tem apresentando uma evolução importante de audiência nos últimos anos. Já no alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias, a 100.9 FM tem o segundo maior valor do rádio da Grande Florianópolis.

Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) e Band FM 96.1 (popular/hits) aparecem na sequência do ranking FM de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a Massa FM aparece no top 3.

Mais destaques

Também chama a atenção do mercado catarinense os volumes de audiência registrados pelas emissoras Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo), Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop) e Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes), estações que estão em um patamar de audiência superior ao que as estações vinham registrando até o primeiro semestre de 2022. Detalhe para a Jovem Pan News, rádio que está em seu melhor momento e tem pouco tempo de operação no dial catarinense (foi lançada em setembro de 2021).

A CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes), que passou recentemente por uma troca de canal (segue em 91.3 FM, mas ativou a 90.3 FM a partir de julho), também está com um volume de audiência superior ao que a marca vinha registrando em FM, considerando filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Contexto: muitas mudanças e mais opções

Nos últimos cinco anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local, situação já observada pelo tudoradio.com em panoramas anteriores, como aqueles divulgados no ano passado.

O processo de migração AM-FM, que atingiu inicialmente concessões de São José (região metropolitana), possibilitou o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. E, após as definições de canais para migrantes originadas na capital, novidades como a Jovem Pan News começaram a surgir.

Também são destaques investimentos feitos pelas emissoras que já estavam no ar, como os reposicionamentos vividos pela Atlântida, CBN (inclusive a sua ida para o FM, no final de 2020 e, mais recentemente, a ativação de sua operação em ativação de sua operação em 90.3 FM) e na própria Magia FM.

E, por fim, a capital catarinense ainda passou a contar com a Rádio Senado FM 93.1, concessão educativa de uma rádio pública ligada ao Senado Federal.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.


Ponte Hercílio Luz ao pôr do sol, em Florianópolis / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.