Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2023 @ 07:31

Panorama: Piatã FM e Jovem Pan FM avançam em audiência. GFM segue vice-líder geral em Salvador

Salvador - Bahia FM mantém presença no top 3 de audiência e é vice-líder geral no total de ouvintes únicos na Grande Salvador. BandNews FM avança para o top 10

Publicidade

A capital baiana acompanhou mais uma atualização da pesquisa sobre o consumo de rádio local, sendo o primeiro resultado a ser analisado em 2023, mas referente ao último trimestre de 2022. Assim como já era observado nas medições passadas, o rádio de Salvador segue registrando médias expressivas de audiência e alcance, apesar do ligeiro recuo visto no índice geral, seguindo uma tendência aguardada devido à presença do horário eleitoral gratuito no banco de outubro. Os dados são da Kantar IBOPE Media. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2022):

Sem mudanças no topo

A Piatã FM 94.3 (popular/hits) segue como o principal destaque da audiência FM de Salvador e da região metropolitana. Na comparação com a pesquisa anterior, a emissora ampliou novamente os seus índices nos principais períodos da medição, mantendo assim um quadro que já era observado na atualização passada. Com isso, a Piatã FM amplia novamente a sua liderança geral de audiência, rádio que também segue próxima da marca de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), superando esse valor no total geral (05h-05h/FM+WEB/todos os dias e locais/30 dias).

Também é destaque a atual condição da G FM 90.1 (adulto-contemporâneo), emissora que segue isolada na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa. Em relação à medição passada, a 90.1 FM praticamente não viu mudanças em sua média, mostrando uma estabilidade importante na Grande Salvador. Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, a GFM segue acima dos 720 mil.

A Bahia FM 88.7 (popular/hits) também apontou uma estabilidade em sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa, com leve oscilação positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a isolou um pouco mais no top 3 de audiência na Grande Salvador. Já no total de ouvintes únicos em 30 dias, a Bahia FM segue na vice-liderança geral, acima da marca de 760 mil.

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) aparece posicionada ainda próxima do top 3 de audiência, rádio que tem a quarta maior audiência da Grande Salvador, posição também mantida no total de ouvintes únicos em 30 dias (hoje acima dos 625 mil). A estação também tem a maior audiência do segmento esportivo local.

Estável, a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) se destaca ao completar o top 5 de audiência em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo acompanhada mais de perto pela Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop). No caso da 91.3 FM, a emissora avançou novamente em audiência e segue no top 5 dos maiores valores de ouvintes únicos na Grande Salvador. Desde a pesquisa anterior a Jovem Pan FM está acima dos 500 mil em 30 dias. 

Mais destaques

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue posicionada na sétima colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguindo isolada nesta condição. Vale recordar que, se somada a audiência concentrada pela Rádio Sociedade em FM e AM (opera em 740 AM), a emissora passa a ter o quinto maior valor do mercado da Grande Salvador, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, no ranking de audiência do período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Salvador FM 92.3 (popular/hits) retomou a oitava colocação geral, sendo seguida pela Metrópole FM 101.3 (jornalismo). No total de ouvintes únicos em 30 dias, a Salvador FM conta com o sétimo maior valor do rádio FM da Grande Salvador.

Destaque também para a BandNews FM 99.1 (jornalismo), emissora que ampliou seu índice de audiência na comparação com a pesquisa passada e agora figura no top 10 entre as estações FMs assinantes. A emissora jornalística chegou a avançar três colocações, agora sendo seguida de perto pela Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes, FM que é dona do oitavo maior número de ouvintes únicos em 30 dias).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Piatã FM amplia novamente a liderança de audiência
- Bahia FM segue no top 3 e na vice-liderança do total de ouvintes únicos em 30 dia
- Jovem Pan FM segue no top 5 do total de ouvintes únicos e avança em audiência
- Salvador FM ganha posição em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- BandNews FM ganha 3 posições e entra no top 10 de audiência

Veja também:
> Panorama: Piatã FM amplia liderança geral em Salvador. Bahia FM segue com o segundo maior alcance

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Registro panorâmico do Farol da Barra, em Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.