Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2023 @ 10:56

Considerado um ícone da Rádio Itatiaia, jornalista José Lino Souza Barros morre aos 86 anos em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Jornalista e radialista iniciou sua carreira na Rádio Itatiaia no dia 24 de março de 1957

Publicidade

O rádio mineiro está em luto. O jornalista e radialista José Lino Souza Barros, de 86 anos, morreu nesta segunda-feira (30) em Belo Horizonte. O profissional é considerado um ícone da Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte devido a sua longa trajetória na emissora, que começou em março de 1957. Ele também foi o primeiro locutor do Brasil e das Américas a falar, via satélite da Europa, para o Continente Americano e a primeira voz do rádio no estádio do Mineirão. O corpo de José Lino Souza Barros será velado nas próximas horas na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

José Lino iniciou sua carreira na Rádio Itatiaia no dia 24 de março de 1957. Ao todo, foram quase 66 anos de atuação pela emissora mineira, além de registrar passagens pela Rádio Globo e Rádio Mundial (ambas do Rio de Janeiro) e pela Rádio Inconfidência FM 100.9 AM 880 de Belo Horizonte. José Lino foi o único apresentador do Rádio Vivo por 45 anos, atração que se tornou referência nacional, com jornalismo e entretenimento e diversão aos ouvintes. A vinheta do assobio “Ita (assobio) tiaia”, marca registrada da Itatiaia, é registrada na voz de José Lino.

José Lino também foi responsável por registrar passagens marcantes do futebol, principalmente, na televisão. José Lino tem como momentos inesquecíveis, a narração da conquista do tricampeonato mundial pela Seleção, em 1970, no México, e do título brasileiro de 1971, pelo Atlético Mineiro, no Maracanã, com a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo.

Ao longo de 46 anos, comandou também, pela Rádio Itatiaia, a cobertura anual da Semana Santa, direto do Vaticano. Em 4 de fevereiro de 1971, quando um dos pavilhões que eram erguidos na Gameleira desabou, matando 69 pessoas, ele mesmo pegou a chave da Kombi e foi acompanhado por Pedro Carrapeta para a Gameleira fazer a cobertura da tragédia.

Artigo "O fim da era José Lino Souza Barros na Rádio Itatiaia", por Nair Prata


José Lino morreu aos 86 anos - Foto Itatiaia

Repercussão

A morte de José Lino repercutiu no meio da radiodifusão e demais setores da sociedade nas redes sociais. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do jornalista José Lino Souza Barros nesta segunda-feira (30). “Lamento muito a perda do radialista José Lino, que durante 64 anos esteve presente com os mineiros, levando notícias e entretenimento. Lamento a ida deste grande comunicador, desse ícone da Rádio Itatiaia”, disse o governador.

O Atlético Mineiro também lamentou morte de José Lino. “Entre tantos momentos históricos, cobriu pela Itatiaia a vitória que nos deu o título brasileiro 1971”, publicou o clube em uma nota.

O corpo de José Lino Souza Barros, 86 anos, será velado nas próximas horas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde Lino foi vereador por 10 anos.

Com informações da Itatiaia


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, José Lino, luto, Rádio Itatiaia, falecimento, Belo Horizonte, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.