Sexta-Feira, 03 de Março de 2023 @ 13:05
Rio de Janeiro – Segundo a emissora, perfil está solicitando informações pessoais de seguidores
A Super Rádio Tupi FM 96.5 do Rio de Janeiro (RJ) divulgou uma nota de esclarecimento em seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (2), alertando os ouvintes da emissora sobre uma conta fake na rede social que está publicando conteúdo da rádio. Além disso, o perfil está solicitando informações pessoais dos ouvintes para possíveis golpes.
Segundo a nota da emissora carioca, o perfil falso teve início em fevereiro deste ano. No entanto, a direção da Rádio Tupi tratou sobre o assunto de maneira interna, já que o número de seguidores ainda era baixo.
Porém, segundo a nota, a emissora identificou algumas situações de plágio do conteúdo gerado pela Rádio Tupi. Além disso, houve a informação de que o perfil fake estaria solicitando informações pessoais dos seguidores em nome da rádio para possível aplicação de falsos sorteios e cobranças indevidas de transferência bancária.
A emissora informou que não atua pedindo informações pessoais ou dados bancários de seus ouvintes e que denunciou o caso à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
Confira abaixo o texto na íntegra:
Desde o início de fevereiro uma página fake vem plagiando e compartilhando conteúdos autorais produzidos pela Super Rádio Tupi nas redes sociais. Assim que ficamos sabendo do caso, de imediato, a conta foi denunciada ao Instagram para que fosse derrubada, o que ainda não aconteceu.
Pela baixa repercussão da página, vínhamos tratando esta questão internamente, porém, na última semana, foi identificado que além do plágio os criminosos também estão aplicando golpes ao solicitar informações pessoais de ouvintes para falsos sorteios promocionais e cobranças de transferências bancárias via Pix.
A Super Rádio Tupi reforça que não pede informações pessoais nem dados bancários aos ouvintes, e que todas as ações promocionais são realizadas e divulgadas pela rádio Tupi em 96,5 fm ou pelo Instagram oficial @radiotupi. O caso já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para investigação dos responsáveis pela página.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.