Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Março de 2023 @ 07:29

Panorama: Rádio Itatiaia, BHFM e Liberdade FM ajudam na alta do FM. Light FM ganha posição em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Alvorada FM, 98 FM, Antena 1 e CDL também ampliaram suas médias de audiência, auxiliando diretamente no crescimento do FM mineiro

Publicidade

O rádio de Belo Horizonte segue em alta. A afirmação é possível após mais uma atualização da pesquisa que mede o consumo de rádio na capital mineira e na região metropolitana, realizada pela Kantar IBOPE Media. Pela segunda vez consecutiva, o rádio de Belo Horizonte viu um avanço na sua média geral de audiência e também houve crescimento no total de ouvintes únicos alcançados pelas emissoras. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023):

Líderes em alta

Os três maiores volumes de audiência do rádio mineiro influenciaram diretamente na alta do FM mineiro. A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) voltou a apresentar crescimento em sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), chegando próxima da marca de 100 mil ouvintes por minuto na 95.7 FM em filtros gerais, o que a isola na liderança geral. No alcance de ouvintes, outra marca importante: segue acima de 1.7 milhão em 30 dias, ampliando seus números na comparação com a pesquisa passada.

O mesmo ocorreu com a BH FM 102.1 (popular/hits). A emissora ampliou a sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa, voltando a superar a marca de 110 mil ouvintes por minuto em filtros de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB). No geral, a 102.1 FM está na vice-liderança de audiência e de alcance, onde também cresceu: segue acima da marca de 1.6 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias. A BHFM manteve o crescimento visto na medição passada.

Quem também cresceu foi a Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja), rádio que foi um dos destaques da atual pesquisa de audiência. A estação voltou a ocupar o top 3 de alcance na Grande Belo Horizonte, com quase 1.3 milhão de ouvintes em 30 dias, além de seguir próxima da BHFM em audiência, onde tem permanecido com facilidade entre os três maiores volumes do rádio da Grande Belo Horizonte.

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) também evoluiu em audiência, mantendo a tendência que já era vista em sua média a partir da pesquisa anterior, quando recuperou a quarta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a 94.9 FM se mantém próxima da marca de 1 milhão em 30 dias, sendo o quinto maior valor do rádio na Grande Belo Horizonte.

E a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) aparece praticamente estável em audiência, com pouca mudança nesse quesito para a pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM completa o top 5 de audiência e tem o quarto maior alcance do FM mineiro, próxima da marca de 1.3 milhão em 30 dias.

Avanços

A 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk/esportes) aparece em sexto lugar geral entre as FMs assinantes da pesquisa e apresentou alta em sua média de audiência, se considerado o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM está isolada em sua colocação, seja no ranking de audiência ou no alcance.

Também é destaque o desempenho da Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e também da CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), emissoras que aparecem logo na sequência no ranking FM de audiência na Grande Belo Horizonte. As duas estações apresentaram altas em seus índices no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com cada uma isolada em sua respectiva colocação.

Novata no mercado, a Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo) também avançou em audiência e ganhou a nona colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando as FMs assinantes da pesquisa. A 103.9 FM fez sua estreia no top 10 em filtros gerais a partir da medição passada, projeto que foi inaugurado em setembro passado.

A CBN FM 106.1 (jornalismo) segue completando o top 10 de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora conta com Rádio Inconfidência FM 100.9 (pública/adulta) e Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-jornalismo) logo na sequência em filtros gerais.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Rádio Itatiaia retoma crescimento e se isola na liderança de audiência
- BHFM e Liberdade FM seguem avançando em audiência
- Alvorada FM mantém posição dentro do top 5 ao avançar novamente em audiência
- Light FM ganha posição no top 10 de audiência em filtros gerais

Veja também:
> Panorama: BHFM, Liberdade FM e Alvorada FM avançam em audiência. Rádio Itatiaia segue líder em Belo Horizonte

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.