Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Março de 2023 @ 07:30

O Rádio Hoje | Expansão do consumo de rádio na Austrália atrai também público jovem

São Paulo - Indústria de rádio foca no mercado australiano devido ao crescimento em audiência e faturamento ao longo de 2022 e começo de 2023

Publicidade

Em 2022, o tudoradio.com já destacou em diversas ocasiões notícias positivas sobre rádio provenientes do outro lado do mundo, e essa tendência parece continuar em 2023. De acordo com dados da CRA, associação que representa as estações comerciais da Austrália, o consumo de rádio tem crescido a uma taxa de 6,7% ao ano, conforme as últimas classificações da pesquisa de rádio da GfK. A imprensa especializada local informa que o número de ouvintes aumentou em todas as faixas etárias ano após ano, inclusive no público mais jovem da amostra (18 a 24 anos). Atualmente, são 12,2 milhões de ouvintes para as estações de perfil comercial da Austrália.

“Esta primeira pesquisa de ouvintes de 2023 confirma que o rádio comercial está em ótima forma e ajudando a elevar o humor dos australianos de todas as idades", afirma Ford Ennals, CEO da CRA. Ele acrescenta que "a rádio comercial tem mantido um número recorde de audiência de 12,2 milhões de ouvintes e está apresentando fortes aumentos no tempo gasto ouvindo.”

Os novos dados sobre o desempenho do rádio comercial na Austrália indicam que a audiência durante os "morning shows" aumentou 16,4%, chegando a mais de 8,7 milhões de pessoas, em comparação com 7,5 milhões há um ano. O número de ouvintes de rádio comercial no trânsito/trajeto cresceu 13,3% para mais de 7,5 milhões de pessoas, ano após ano.

+ Rádio segue isolado na liderança de consumo entre as mídias de áudio que contam com anúncios, diz Share of Ear

No geral, a pesquisa de rádio GfK 1 de 2023 mostrou que aproximadamente 12,2 milhões de pessoas ouviam rádio comercial semanalmente, e o número de ouvintes aumentou 766 mil pessoas, ou seja, eram 11,4 milhões na Pesquisa GfK 1 em 2022.

Também houve crescimento no tempo médio de audição de rádio na Austrália: o Tempo Gasto Ouvindo (TSL) aumentou 51 minutos em uma semana média para todos os ouvintes com mais de 10 anos, enquanto 82% dos australianos com mais de 10 anos ouviram rádio comercial semanalmente durante o período da pesquisa, com o número de ouvintes aumentando em todas as faixas etárias ano após ano.

Quanto às faixas etárias mais jovens, o CEO da CRA acredita que o crescimento no consumo de rádio por esse público tem relação com a oferta de programações disponíveis no rádio digital (DAB+, ou seja, a Austrália utiliza a mesma tecnologia dos mercados europeus).

“Estamos vendo o maior aumento de ouvintes entre o público jovem de 18 a 24 anos. Isso é parcialmente impulsionado pelo aumento de +52% ano após ano nos ouvintes da ampla gama de estações comerciais inovadoras DAB+.", diz Ennals, em entrevista ao portal local AdNews.

As estações comerciais em DAB+ (rádio digital terrestre) apresentaram novamente um forte desempenho, alcançando mais de 2,8 milhões de ouvintes semanais, um aumento de 36% em relação aos 2,07 milhões de um ano atrás. No entanto, esses números mostram que ainda há um campo significativo para essa tecnologia avançar, como já ocorre em mercados como o Reino Unido.

Veja mais:
> Rádio amplia audiência pela oitava medição consecutiva e bate recorde na Austrália
> Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração do mapa da Austrália com uma antena de rádio / crédito: depositphotos.com

 

Com informações do AdNews e do portal Inside Radio

Tags: Austrália, rádio, audiência, faturamento, crescimento, indústria, 2022, DAB

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.