Quinta-Feira, 11 de Maio de 2023 @ 07:28
Rio de Janeiro - SulAmérica Paradiso FM e Transamérica também veem cenário favorável no ranking de audiência FM
O Rio de Janeiro recebeu mais uma atualização da pesquisa que indica o consumo de rádio na capital fluminense e em sua região metropolitana. Os novos dados da Kantar IBOPE Media, divulgados nesta terça-feira (9), mostram uma diminuição na média geral de audiência na comparação com a pesquisa anterior. No entanto, esse movimento favoreceu algumas emissoras na composição do ranking FM. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2023):
Top 5 mais consolidado
A recente movimentação da audiência FM no Rio de Janeiro isolou ainda mais as estações com maiores volumes dentro do top 5, considerando os principais períodos da pesquisa. O cenário é positivo para a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), que permanece na liderança geral de audiência e alcance do FM carioca. A emissora tem os maiores valores de audiência e total de ouvintes únicos do rádio brasileiro para uma mesma estação, com 3.5 milhões em 30 dias, sendo esta a 14ª pesquisa consecutiva com a FM O Dia como líder de audiência.
A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) também teve resultado favorável, mantendo-se estável e aparecendo pela quarta vez seguida como vice-líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa. De segunda a sexta-feira, a emissora apresentou crescimento em sua média, também alcançando a vice-liderança. O total de ouvintes únicos também registrou alta, chegando próximo a 2.7 milhões em 30 dias.
A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) continua no top 3 de audiência do rádio carioca e também no total de ouvintes únicos, próximo de 1.9 milhão em 30 dias. A 97.5 FM possui a maior média de audiência entre todas as rádios de formato religioso no Brasil.
Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) seguem isoladas em suas respectivas posições, considerando os principais períodos da pesquisa. Ambas completam o top 5 de audiência no Rio de Janeiro.
Outros destaques
A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) contrariou a tendência de queda do meio e apresentou a maior alta de audiência entre as 10 maiores do rádio carioca, no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está isolada em sua posição e também se sobressai no total de ouvintes únicos, acima de 1.8 milhão em 30 dias, ficando próxima do top 3 nesse critério.
A SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) também merece destaque. A atual movimentação da pesquisa aumentou a vantagem da rádio em relação às FMs que estão logo abaixo no ranking, além de aproximar a estação da Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop), que está à frente nos principais períodos da pesquisa.
Emissoras como Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) e Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes) completam o top 10 nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 101.3 FM obteve a segunda maior variação positiva de audiência no top 10.
Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios como Catedral FM 106.7 (religiosa/católica), Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo), BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional) aparecem na sequência no ranking de audiência FM.
Resumo dos destaques/mudanças:
- FM O Dia aparece pela 13ª vez isolada na liderança geral no Rio
JB FM mantém vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) e assume condição no 06h-19h (FM+WEB/seg à sex)
- Rádio Globo crava maior alta de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- SulAmérica Paradiso FM abre vantagem para a sequência do ranking FM
Veja também:
> Panorama: FM O Dia e JBFM seguem com as maiores audiências. SulAmérica Paradiso avança no Rio de Janeiro
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
Vista aérea da Zona Sul do Rio de Janeiro, durante o por do sol / crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.