Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Maio de 2023 @ 07:31

Jovem Pan aborda ampliação na geração de conteúdo e inovação digital na 11ª Work Week

São Paulo - Convenção é realizada até hoje (24) em San Andrés, ilha caribenha pertencente à Colômbia. "Futuro" é o tema da 11ª edição

Publicidade

Atualizado - O Grupo Jovem Pan, compreendido pelas rádios nacionais Jovem Pan News e Jovem Pan FM, além de plataformas como PanFlix, TV Jovem Pan News, entre outras empresas, iniciou na segunda-feira (22) a sua 11ª Work Week, uma tradicional convenção do grupo. Esta edição do evento, realizada na Ilha de San Andrés, uma região do Caribe que pertence à Colômbia, conta com a participação de gestores e diretores tanto da Jovem Pan quanto da AD Digital, empresa parceira do grupo. Mais de 110 representantes, proprietários e gestores de estações afiliadas às redes Jovem Pan News e Jovem Pan FM estão participando da convenção.

A 11ª Work Week tem como foco o "Futuro" e está abordando diversos aspectos do planejamento das duas redes da Jovem Pan. Em continuação e evolução dos debates vistos na 10ª edição em 2018, a expansão da presença digital das emissoras afiliadas é um ponto em discussão, incluindo tanto a produção de conteúdo para múltiplas plataformas quanto a geração de negócios.

No início da convenção, Paulito Machado, diretor da rede, e Carlos Aros, diretor de conteúdo, deram as boas-vindas aos afiliados e destacaram as últimas campanhas realizadas pelo grupo, entre elas o posicionamento “Jornalismo Independente”, lançada em março passado. Homenagearam também Luiz Pereira da Silva, conhecido como Luizinho, que era um entusiasta e defensor da rede Jovem Pan e faleceu em 2021 e era afiliado através das rádios Jovem Pan FM 101.3 de Maringá e Jovem Pan FM 93.3 de Foz do Iguaçu.

Tutinha Carvalho, presidente do conselho do Grupo Jovem Pan, incentivou os afiliados a aumentarem a produção de conteúdo próprio, com foco regional, para expandir sua relevância e preparar-se para o futuro. Ele ressaltou a importância de as afiliadas estarem presentes em todas as plataformas possíveis, pois a distribuição é crucial para o conteúdo. Segundo Tutinha, se o conteúdo é o rei, a distribuição é a rainha.


Tutinha em participação na Work Week / crédito: tudoradio.com

Roberto Araújo, presidente do Grupo Jovem Pan, abriu sua apresentação alertando que, desde o último Work Week em 2018, muitas ondas de disrupção em inovações tecnológicas ocorreram, alterando hábitos e impactando vários modelos de negócio. Ele apontou que as maiores ondas ainda estão por vir.

Ele também falou sobre a evolução do consumo de mídia, convergindo para outras plataformas e formatos, como TVs conectadas e smart speakers. Ele afirmou que a Jovem Pan tem um bom desempenho em todos os dispositivos e formas de entrega, inclusive o rádio, e que a marca já tem uma presença expressiva na plataforma de vídeo.

Araújo enfatizou a importância de se concentrar no aumento do investimento publicitário na internet, já que o rádio manteve-se estável enquanto outros meios mostraram tendência de queda. Ele defendeu a necessidade de se aproveitar dessas oportunidades.


Roberto Araújo, presidente do Grupo Jovem Pan, ao lado de Daniela Souza (AD Digital) e Carlos Aros / crédito: tudoradio.com

Carlos Aros reiterou que a Jovem Pan pretende entregar o conteúdo que o público deseja, independente de onde ele esteja. Segundo ele, será em qualquer plataforma disponível. Aros mostrou exemplos de afiliados que investiram na entrega de conteúdo e que estão obtendo resultados, seja financeiramente ou em termos de relevância regional.

Marcela Marchi enfatizou a importância de apresentar a presença multiplataforma da marca em apresentações comerciais, destacando que isso alcança pessoas em diversos dispositivos. Ela, ao lado de Alexandre Barsotti, ambos da diretoria comercial, incentivaram os afiliados a aproveitarem o alcance da rede para iniciativas semelhantes, ampliando as oportunidades de negócios e integração.

Nesse contexto, o grupo anunciou a criação de novos conteúdos digitais específicos para áreas como agronegócio e varejo, que serão veiculados em canais específicos para cada segmento. Esses canais digitais podem ser potencializados pelo rádio e outras plataformas da Jovem Pan, inclusive de maneira regionalizada.

Os tradicionais painéis "Jovem Pan ouve os afiliados" ocorrerão nesta quarta-feira (24), quando a rede dará espaço para os afiliados expressarem suas demandas, dúvidas e contribuições. Vale lembrar que a rede jornalística da marca conta hoje com 24 estações, enquanto a grade de entretenimento/música tem 90 emissoras espalhadas pelo Brasil. Ambas estão em expansão.


Panorama da sala de conferências da Work Week, durante a fala de Paulito Carvalho / crédito: tudoradio.com


Registro do encerramento da convenção após paineis com os afiliados das duas redes / crédito: tudoradio.com

Campanhas e informes de audiência

O Grupo Jovem Pan vem comunicando ao mercado nacional diversas campanhas e informes sobre a performance de audiência de seus canais. No rádio, com foco na capital paulista, as campanhas destacam os sucessos dos programas jornalísticos transmitidos simultaneamente nas frequências 100.9 FM e 620 AM (e a partir de abril também na FM 76.7). Programas como Os Pingos nos Is, Três em Um, entre outros, surgem como líderes de audiência na Grande São Paulo na medição da Kantar IBOPE Media, considerando AM+FM+WEB (trimestre fevereiro a maio/2023).


Informe recente sobre o desempenho da audiência de rádio / crédito: LinkedIn Grupo Jovem Pan

Também são frequentes as campanhas e comentários sobre o desempenho da audiência da TV Jovem Pan News, lançada em outubro de 2021. Segundo a imprensa especializada, o canal de notícias consolidou-se como o segundo maior em seu segmento na TV paga e, em vários horários, superou o canal habitualmente líder entre as emissoras de jornalismo. Os dados são do PNT da Kantar IBOPE Media e são divulgados por portais de notícias focados em televisão. Muitos desses programas transmitidos pela TV também são originados e transmitidos pelas rádios do grupo.

Expansão das Redes News e FM

Conforme já destacado, as redes de rádios do Grupo Jovem Pan estão se expandindo, com um aumento mais expressivo no número de novas afiliadas a partir de 2020. Nos últimos três meses, por exemplo, a rede Jovem Pan FM incluiu emissoras de Maceió (100.7 FM), Mogi Guaçu (88.1 FM), Guarantã do Norte (105.7 FM) e Missões (95.1 FM). O grupo está também finalizando os preparativos para o ingresso de novas afiliadas, como a mudança planejada para Londrina (nesta sexta, com a estreia da Jovem Pan FM 102.1, do Grupo RIC).

Quanto à rede News, que adicionou cidades de grande porte nos últimos anos, a rede se beneficia da migração AM-FM, à semelhança do que ocorreu com a matriz da rede (em abril, a Jovem Pan AM 620 de São Paulo passou a ter a Jovem Pan News FM 76.7). Entre as afiliadas com novidades, Rio Claro foi a mais recente a lançar uma transmissão em FM, por meio da Jovem Pan News FM 106.1.

Foi justamente em um Work Week, na 9ª edição em 2013, que a rede Jovem Pan News foi oficialmente anunciada, representando uma evolução da então rede Jovem Pan AM, adaptando a marca para o processo de migração AM-FM e a digitalização de seu conteúdo.

Edições anteriores da Work Week:
Grupo Jovem Pan realiza a 10ª edição da Work Week e reforça o trabalho multiplataforma do rádio
Jovem Pan FM encerra 9ª Work Week com nova rede de notícias, portal e outras novidades no FM


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Grupo Jovem Pan, Work Week, Jovem Pan News, Jovem Pan FM, Audiência, Investimento Publicitário

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.