Terça-Feira, 08 de Agosto de 2023 @ 13:18
São Paulo - Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da abertura do evento na capital paulista
A abertura do SET Expo 2023 contou com a participação de diversas autoridades nesta terça-feira (8). O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, defendeu a evolução do setor de radiodifusão frente ao avanço tecnológico e à crescente concorrência. Além dele, Carlos Fini, presidente da SET, abordou as transformações no setor, e Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, destacou a importância da consulta ao setor antes de qualquer alteração regulatória.
Juscelino Filho destacou o trabalho do Ministério das Comunicações (MCom) em prol da evolução da radiodifusão, referindo-se à Portaria de Consolidação de Normas e à Consulta Pública para atualização da legislação do setor. Ele citou, ainda, o Decreto OC e OT para migração para a faixa FM e o novo sistema de gerenciamento de dados de radiodifusão, desenvolvido com apoio da UNB. Em suas palavras finais, o Ministro reforçou: “A reinvenção é possível e necessária”, afirmou o ministro.
Já o presidente da SET, Carlos Fini, falou sobre as mudanças que estão sendo apresentadas no setor, ressaltando as mudanças nos hábitos de consumo de mídia e o papel crescente dos celulares como dispositivos de conectividade e acesso a mídia. Além disso, exaltou a relevância da TV aberta, especialmente no Brasil, e a competição entre novos formatos, como TV 3.0, Fast e agregadores de conteúdo. “Vamos discutir todas as mudanças, como uma vitrine para o futuro”, prometeu Fini.
Abertura do SET Expo 2023 - Foto: tudoradio.com
Fini também enfatizou o impacto da inteligência artificial, tanto na produção como na personalização de conteúdo através de algoritmos, observando que muitos serviços já coletam biometria dos usuários. A ética na entrega de conteúdo personalizado foi ressaltada. Como nota de encerramento, anunciou que o SET EXPO 2024 ocorrerá em novo local.
Já Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, que encerrará seu mandato em novembro, destacou a importância da consulta ao setor antes de qualquer alteração regulatória. Enfatizou que as discussões estão sempre se baseando no streaming e reforçou a responsabilidade da Anatel em proteger o espectro de radiodifusão.
Sobre o Dia do Rádio? -> Futuro do rádio em foco: SET Expo 2023 completa grade de palestras do Dia do Rádio