Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2023 @ 07:00

Tendências | Attention Economy Project: Nova métrica mostra que o áudio supera o vídeo em lembrança de marca

São Paulo - Projeto da Dentsu pode colocar o rádio e o podcast como protagonistas na publicidade. Adoção da métrica pelo mercado deverá ser gradual

Publicidade

O áudio pode finalmente ganhar um espaço de destaque nas estratégias de publicidade. Uma nova métrica, que busca captar melhor a atenção do consumidor ao ser impactado por qualquer formato de anúncio, deve jogar um holofote na eficácia do áudio, que se destaca perante outros modelos de publicidade. Como um executivo norte-americano destaca, "você pode desviar o olhar, mas não pode fechar seus ouvidos". Isso traduz, de forma simplória, como o rádio leva vantagem, mas o movimento “Attention Economy Project" da Dentsu deverá elucidar isso com dados.

O “Attention Economy Project" surge em um “campo de batalha” pela atenção do público consumidor, em um mundo de mídia cada vez mais fragmentada. Com isso, a necessidade de entender o impacto real de qualquer campanha de publicidade torna-se vital. Os anúncios de áudio serão medidos de forma semelhante ao comercial em vídeo, abrindo um grande potencial para a valorização do marketing em formatos como rádio e podcasts. Segundo a imprensa norte-americana, isso pode transformar o áudio no protagonista das estratégias de marketing.

O projeto da Dentsu é elaborado em conjunto com a Lumen Research. Juntos, buscam determinar quais anúncios realmente capturam a atenção dos consumidores e quais são simplesmente ignorados ou bloqueados. Inicialmente, o áudio não estava no radar dessas métricas. No entanto, isso mudou este ano, quando ambas as empresas se aliaram a grandes nomes do áudio nos Estados Unidos, expandindo a métrica de atenção para incluir rádio, podcasts e streaming.

Os primeiros resultados desse movimento são expressivos, conforme relatado pela imprensa especializada em rádio e também repercutido pelo tudoradio.com. Os dados revelam que o áudio supera o vídeo em capturar a atenção das pessoas e gerar lembrança de marca. Em termos numéricos, os anúncios de áudio apresentaram uma taxa de 41% de correta lembrança da marca, superando a média geral de 38% de outros formatos de anúncio.

É Pierre Bouvard, da Cumulus Media, quem afirma que “você pode desviar o olhar, mas não pode fechar seus ouvidos". Essa afirmação ganha relevância quando contrastada com um estudo global de 2021 que, enquanto mostrava que o áudio representa 31% do consumo de mídia, indicava que ele recebia apenas 9% do investimento em publicidade.

O tudoradio.com já havia destacado o apelo do setor para a necessidade dos compradores de mídia de entenderem melhor o ecossistema de áudio, especialmente o rádio, inclusive após a revelação feita pela Dentsu, que apontou como a publicidade em áudio gera maior atenção.

Mídias especializadas nos EUA apontam que essas descobertas desafiam a crença amplamente aceita de que o vídeo é intrinsecamente superior ao áudio como veículo publicitário. O rádio, em particular, demonstrou superar outros canais. David Shiffman, da iHeartMedia, enfatizou o poder do áudio e do rádio como componentes vitais para planos de marketing modernos em um webinar sobre o tema.

No entanto, a aceitação dessa nova métrica e sua integração em sistemas de planejamento de mídia ainda estão em estágio inicial, conforme reportagem do Inside Radio. Jennifer Hungerbuhler, executiva da Dentsu, antecipa um processo gradual de adoção, iniciando por uma fase educativa. Ela defende que esta pesquisa evidencia que o áudio não só gera lembrança significativa, mas também alcança níveis eficientes de atenção, consolidando-o como uma ferramenta poderosa para anunciantes.

O webinar sobre esses dados está disponível aqui.

Relacionadas:
> Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca
> A falha na percepção do consumo de mídia: como o rádio é subestimado pela publicidade
> Formatos de interesse do rádio continuam em alta ou crescendo em consumo

+ Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Imagem crédito: depositphotos.com

Com informações da Dentsu e do portal Inside Rádio

Tags: Publicidade em Áudio, Economia da Atenção, Rádio, Podcasts, Streaming, Estratégia de Marketing

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.