Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 23 de Dezembro de 2023 @ 07:32

Panorama: Atlântida FM avança para o top 3; Regional FM segue líder em audiência e Band FM sobe para o top 5 em Florianópolis

Florianópolis - Jovem Pan FM mantém a segunda posição na geral e o maior número de ouvintes; Magia FM, Itapema, CBN e Jovem Pan News registram crescimento

Publicidade

A indústria do rádio em Florianópolis observou a mais recente atualização da pesquisa que indica o padrão de consumo do meio na região, conduzida regularmente pela Kantar IBOPE Media. De modo geral, o rádio da capital de Santa Catarina experimentou uma leve redução na quantidade de ouvintes por minuto, embora muitas FMs tenham demonstrado progresso. Veja os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2023):

Alterações no top 3 e no top 5

Com a constante proximidade entre as concorrentes, alterações no top 3 são comuns a cada nova pesquisa de audiência na Grande Florianópolis. Com um crescimento expressivo, a Atlântida FM 100.9 (jovem/pop) avançou para os três maiores índices de audiência do mercado local e está bem próxima da segunda colocada nos filtros gerais. No período de segunda a sexta-feira (07h-19h/FM+WEB), a emissora já figura na vice-liderança geral.

Antes, a Regional FM 106.5 (popular/hits) continua sendo a estação com o maior volume de audiência, mantendo-se isolada nesta posição nos principais períodos da pesquisa. A Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) preserva sua posição como vice-líder geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de ter o mais extenso alcance de ouvintes únicos na Grande Florianópolis.

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) aparece logo na sequência nos principais períodos da pesquisa e continua posicionada mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra mudança no top 5 foi da Band FM 96.1 (popular/hits), que obteve o maior crescimento percentual entre as cinco principais audiências da Grande Florianópolis, subindo um degrau em relação à pesquisa anterior. A Magia FM 107.3 (jovem/pop), mesmo tendo saído do top 5, continua em ascensão e alcançou sua melhor posição até agora no mercado local.

Outros destaques

Com uma redefinição em seu projeto artístico, a Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo) registrou um novo aumento em seu índice de audiência e permanece na disputa por uma vaga no top 5, em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Em um avanço significativo, a CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes) reduziu sua distância para a Cidade FM 90.7 (popular/hits) nos filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O mesmo ocorreu com a Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes), que registrou o maior aumento percentual na pesquisa e também se aproximou das demais emissoras medidas.

Avanço de posição no top 10:
Atlântida FM: Subiu de 4º para 3º lugar (avançou 1 posição).
Band FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Atlântida FM: Aumento de 6,78% na audiência.
Band FM: Aumento de 8,03% na audiência.
Magia FM: Aumento de 0,62% na audiência.
Itapema FM: Aumento de 2,08% na audiência.
CBN: Aumento de 9,91% na audiência.
Jovem Pan News: Aumento de 17,71% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre agosto a outubro vs. setembro a novembro / 2023

Contexto: mudanças e mais opções

Nos últimos cinco anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local, situação já observada pelo tudoradio.com em panoramas anteriores. O processo de migração AM-FM, que inicialmente afetou concessões de São José (região metropolitana), permitiu o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. E, após as definições de canais para migrantes originados na capital, novidades como a Jovem Pan News começaram a surgir.

Também houve investimentos significativos por parte das emissoras que já estavam no ar, como os reposicionamentos vividos pela Atlântida, CBN e a própria Magia FM. Por fim, a capital catarinense passou a contar com a Rádio Senado FM 93.1, concessão educativa de uma rádio pública vinculada ao Senado Federal, a entrada da Rádio Mais Alegria FM 95.1 (religioso/gospel) em julho de 2022 e a estreia da Rádio Mix FM 91.3 (jovem/adulto-pop), ocorrida em fevereiro passado.

Veja também:
> Panorama: Massa FM avança para o top 3 e Magia FM para o top 5; Regional FM e Jovem Pan FM são as líderes em Florianópolis

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.


Vista panorâmica de Florianópolis, com a Ponte Hercílio Luiz em destaque / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.