Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 27 de Dezembro de 2023 @ 11:28

Rádio F8 já está no ar em FM na região de Botucatu (SP)

Botucatu – RDS da estação indica “FM Teste”. Não há informação sobre o projeto que será transmitido definitivamente

Publicidade

A Rádio F8 de Botucatu, originária da tradicional AM 1540, iniciou seus testes de operação na frequência FM 100.9. A transmissão começou ontem (26), e há relatos de uma boa cobertura de sinal em toda a região próxima a Botucatu, incluindo Avaré. Em agosto passado, o tudoradio.com havia divulgado a informação de que a futura FM estava em fase avançada de montagem de sua estrutura, com previsão de início de operações no final deste ano, fato que se confirmou nesta segunda-feira (26).

Segundo informações recebidas pelo tudoradio.com, o sinal da 100.9 FM apresenta boa qualidade em Botucatu e arredores, alcançando também outras regiões próximas, como Avaré. O portal também foi informado que o sinal da estação estava facilmente captável na Rodovia Castelo Branco, desde Pardinho até além de Avaré, chegando nas proximidades de Iaras.

A cobertura regional do sinal é um destaque para as FMs de Botucatu, devido à topografia da cidade, que está entre as mais altas do interior paulista (acima de 800 metros). Como classe A4, a 100.9 FM tem um bom alcance, embora encontre competição de algumas estações vizinhas, como as retransmissoras da Deus é Amor (101.1 FM em Jaú e 100.7 FM em Itaí/Avaré), Clube FM 100.7 de Bariri e o sinal da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo a partir dos arredores de Tatuí.

Durante a transmissão, a estação toca apenas músicas, sem definir qual será a programação fixa no canal. A 100.9 FM deixa claro que se trata de uma operação experimental, inclusive exibindo “FM Teste” em seu RDS.”

No primeiro semestre do ano passado a Rádio F8 havia anunciado que estaria iniciando em breve as suas transmissões em FM. Na época, apesar da divulgação, ainda não havia uma data oficial para o início das operações na nova sintonia. Depois, em agosto passado, confirmou a possibilidade de ligar a FM no final deste ano, o que se confirmou.

A Rádio F8 iniciou as suas atividades em 30 de outubro de 1939 e é considerada a primeira emissora de rádio de Botucatu (SP). Pela emissora já se passaram alguns dos principais nomes da comunicação do município e região. A estação já abrigou também a rede liderada pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo. A estreia foi registrada em outubro de 2017.


Registro do sinal da 100.9 FM, captada na Rodovia Castelo Branco, próximo à Avaré / crédito: Wanderson Carlos

Dia de novidades no interior paulista

A segunda-feira (26) também foi marcada por novidades em outras regiões do interior de São Paulo. Conforme reportado pelo tudoradio.com, a futura Nativa FM 101.9 de Ribeirão Preto iniciou sua transmissão em um novo canal, substituindo a Rádio Bandeirantes FM 85.3. Próximo a essa localidade, houve um aumento no sinal da Inovadora FM Gospel FM 89.1 de Porto Ferreira.

Todas essas alterações foram registradas ontem (26) pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, incluindo a mudança na 100.9 FM em Botucatu.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: F8, Rádio, AM 1540, Botucatu, São Paulo, migração AM-FM, sinal, 100,9 FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.