Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2024 @ 07:29

O Rádio Hoje | Mercados de rádio dos EUA demonstram forte desempenho em época natalina

São Paulo - Índices de audiência mostram que o rádio segue como trilha sonora para a época nos principais mercados dos Estados Unidos

Publicidade

Segue a tradição de fim de ano nos EUA: o rádio foi novamente trilha sonora em dezembro, durante os feriados de Ação de Graças e a véspera de Natal. Segundo os dados mais recentes da Nielsen, que realiza a medição de rádio nos Estados Unidos, várias estações em FM que alteraram suas grades alcançaram marcas importantes e/ou históricas no mês passado, mantendo a tradição de consumo do conteúdo de rádio como trilha musical para o período festivo. Para se ter uma ideia desse avanço, a Lite FM 106.7 de Nova York voltou a superar a marca de 4 milhões de ouvintes alcançados no período, contando apenas a audiência medida no dial.

Foram 4.109 milhões de ouvintes alcançados pela Lite FM de Nova York em dezembro, ou seja, próximo de 25% do total de pessoas disponíveis no maior mercado dos Estados Unidos, este que conta com 16.5 milhões de acordo com a Nielsen. Em pontuação na medição eletrônica PPM (Portable People Meter), a 106.7 FM da iHeartMedia foi de 7.3 em setembro, para 7.8 em outubro, 8.5 em novembro e, finalmente, 11.3 em dezembro. Durante todo esse período a 106.7 FM liderou a audiência em Nova York. Vale lembrar que a Lite FM assume uma grade de músicas temáticas de Natal nesta época do ano, assim como a maioria das FMs que dispararam em audiência por lá.

Em Los Angeles, segundo maior mercado dos EUA, a KOST FM 103.5, que também segue essa mesma prática da Lite FM, quase dobrou sua participação de 5.3 para 10.1 no PPM, fazendo com que ela saltasse da terceira colocação geral para a primeira. E cravou também um alcance de 2.75 milhões de ouvintes no dial em dezembro, também assumindo a ponta nesse quesito.

Chicago, que é o terceiro maior mercado dos EUA, também experimentou algo similar, inclusive com uma classificação no PPM superior ao que foi visto nos outros dois mercados já citados. Por lá, a Lite FM 93.9 usou seu movimento de Natal do início de novembro para subir de 7.3 para 12.3, cravando também um alcance de 1.9 milhão de ouvintes para o período. Assim como a Lite FM de Nova York e a KOST FM de Los Angeles, a Lite FM de Chicago é uma estação da iHeartMedia, de formato adulto-contemporâneo, que muda sua grade para uma temática natalina.

A iHeartMedia ainda é dona da liderança geral no efeito 'natalino' nos mercados de Dallas/Fort Worth e Houston/Galveston, praças texanas que estão entre as seis maiores dos EUA. Quem quebra a regra da gigante do rádio é San Francisco, quarto maior mercado de lá, com a tradicional KOIT FM 96.5 na liderança. A rádio é da Bonneville, mas também é uma FM de formato adulto-contemporâneo que assume a temática natalina no final de ano. Por lá, a já líder foi de 7.4 para 10.1, para um alcance de 1.21 milhão em dezembro.

Os dados são relativos a dezembro e foram divulgados ao mercado local no último dia 27. Mas a Nielsen ainda fará uma publicação de dados sobre o feriado de Natal, que costuma puxar ainda mais para cima esses números citados acima

E vale lembrar que várias FMs que não entram nessa fase de Natal em suas grades ainda seguiram com valores importantes nas classificações de audiência, ou seja, a alta das FMs 'natalinas' não inviabiliza números positivos nas demais estações.

A programação natalina nas rádios vai além das vinhetas, chamadas e comunicação. Toda a grade musical fica temática para a época, inclusive com alteração de toda a identidade visual da emissora, a exemplo de seu logotipo. As rádios citadas já retomaram suas grades habituais após as festas de fim de ano.

 


Lite FM NY, KOST FM Los Angeles, Lite FM Chicago e KOIT San Francisco, em seus logotipos temáticos para o período

O que isso significa?

Mesmo com a maior oferta de formatos de mídia, principalmente no digital, o rádio continua mantendo números expressivos nos principais mercados internacionais e também alguns hábitos tradicionais importantes para o setor, como a busca pelos formatos natalinos nos Estados Unidos (país que conta com uma oferta mais madura de serviços de áudio e mídia). Vale recordar que o rádio norte-americano tem um alcance que supera a marca de 90% da população, segundo a Nielsen.

+ Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
+ Audiência do AM/FM está voltando ao nível pré-pandemia nos Estados Unidos, segundo Share of Ear

Anos anteriores:
> Dados de dezembro apontam que o rádio se mantém como trilha sonora de Natal nos Estados Unidos
> Números de dezembro apontam que o rádio segue como trilha sonora de Natal nos EUA

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Nielsen Audio

Tags: Audiência, alcance, milhões, rádio, dial, Natal, Estados Unidos, Nielsen

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.