Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2023 @ 13:25

O Rádio Hoje | Audiência do AM/FM está voltando ao nível pré-pandemia nos Estados Unidos, segundo Share of Ear

São Paulo - Pierre Bouvard, diretor de insights da Cumulus Media e Westwood One, disse que o AM/FM é a “peça central” do áudio suportado por anúncios

Publicidade

O diretor de insights da Cumulus Media e Westwood One, Pierre Bouvard, comentou os dados mais recentes de “Share of Ear” da Edison Research sobre áudio suportado por anúncios, atualizados para o terceiro trimestre de 2023. O estudo em andamento está pesquisando 4.000 americanos anualmente desde 2015 e fornece oito perspectivas anualmente sobre o uso de áudio nos EUA. E o rádio segue liderando com folga em consumo, considerando todas as plataformas que contam com algum tipo de anúncio embarcado. E o streaming de rádio avança em consumo.

Segundo Bouvard, as principais conclusões incluem o ressurgimento da audição de rádio AM/FM no carro, retornando aos níveis pré-pandêmicos. Além disso, a audição em casa de todo o áudio suportado por anúncios permaneceu alta, refletindo as tendências contínuas de trabalhar a partir das residências.

Em 2016, os adultos com idades entre os 25 e os 54 anos dedicaram 26% do seu tempo de áudio suportado por anúncios à conteúdo falado, o que aumentou agora para 39% em 2023. Se esta tendência continuar, esse tipo de perfil de conteúdo poderá representar metade de toda a audição de áudio suportada por anúncios. até 2028.

O podcast puxa o crescimento da audiência, cujas quotas aumentaram 575% desde 2016. Em contraste, o streaming de música suportado por anúncios em plataformas como Pandora e Spotify diminuiu 31% no mesmo período.

Na mesma linha, o streaming de rádio AM/FM agora ultrapassa a parcela de audiência combinada do Pandora e do Spotify. A audição de rádio AM/FM no carro saltou de 41% em 2022 para 50% em 2023, ultrapassando os níveis pré-pandemia de 49%. Em comparação, a audição doméstica de áudio suportado por anúncios teve um aumento de seis pontos de 2016-2019 a 2023.

No geral, o rádio AM/FM continua a dominar a plataforma de áudio suportada por anúncios, com uma participação geral de 69% e uma participação de 85% no carro. Trata-se de 1% a mais para o rádio AM/FM em relação ao último levantamento desse tipo no Share of Ear. Em agosto passado, o tudoradio.com noticiou que o meio representou 36% do total no consumo de áudio.

Relacionadas:
"Os números de consumo de rádio são ótimos, mas existe uma realidade paralela", por Daniel Starck
> A resiliência do rádio: superando a TV em alcance nos EUA entre o público de 18 a 49 anos

Veja também:
Rádio FM/AM: A preferência dominante em áudio entre os norte-americanos
Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa
Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca
> Formatos de interesse do rádio continuam em alta ou crescendo em consumo
A falha na percepção do consumo de mídia: como o rádio é subestimado pela publicidade

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Edison Research e do portal Radio INK.

Tags: Rádio, Edison Research, consumo de rádio, Estados Unidos, streaming

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.