Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2023 @ 06:59

O Rádio Hoje | Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa

São Paulo - Dados são da Edison Research; análise afirma que “o rádio e o ambiente automotivo continuam caminhando juntos”

Publicidade

A Edison Research lançou mais uma luz sobre o consumo de rádio nos automóveis, local que tem sido uma fortaleza para as estações. Desta vez, a empresa de pesquisa analisou o impacto de sistemas conectados como Apple CarPlay e Android Auto no rádio, uma vez que as versões atuais facilitam o acesso a serviços de streaming. A Edison afirma que, mesmo com a presença desses sistemas das gigantes de tecnologia, o rádio AM/FM mantém a ampla liderança no consumo de mídia nos carros.

Segundo o levantamento, o rádio AM/FM detém 46% do total do consumo de mídia nos veículos equipados com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Esse número é bem superior ao volume de consumo de streaming, que está em ascensão e representa 18%. Entretanto, a vice-liderança nesses ambientes é da SiriusXM, rádio via satélite dos EUA, com 19% do total.

No NAB Show 2023, o tudoradio.com acompanhou painéis que evidenciavam a presença do rádio nos carros, especialmente entre os segmentos mais jovens da população. Chamou a atenção o crescimento da SiriusXM nos veículos conectados, inclusive naqueles equipados com sistemas operacionais das gigantes Apple e Google (Android). Os painelistas destacaram que a facilidade de uso e a gratuidade do rádio AM/FM são fatores determinantes para o alto consumo dessa mídia nesses ambientes.

A análise também mostrou que os ouvintes sem Apple CarPlay ou Android Auto dedicam 67% de seu tempo ao rádio AM/FM, incluindo recepção terrestre e transmissões online. Adicionalmente, 9% do tempo é destinado a streaming, 12% à SiriusXM, 4% a podcasts e 8% a outras fontes de áudio, como CDs.

"Mesmo aqueles com esses sistemas escolhem o AM/FM para quase metade de sua escuta no carro. Para muitas pessoas, mesmo com tantas novas opções, o rádio e o ambiente automotivo continuam caminhando juntos", destaca a Edison Research em análise sobre o cenário. O estudo utilizou o conjunto de dados "Share of Ear", que mede o tempo que as pessoas nos EUA, com 13 anos ou mais, dedicam aos diversos formatos de áudio.

Veja mais:
> Liderança do rádio AM/FM varia conforme a marca do carro, revela Share of Ear
> Rádio FM/AM: A preferência dominante em áudio entre os norte-americanos


Primeiro gráfico mostra a liderança do rádio em sistemas sem CarPlay e o Android Auto. O segundo em cenários com / crédito: Edison Research / Share of Ear 

E o futuro?

O futuro do consumo de mídia nos veículos permanece incerto devido à presença de vários fatores em jogo. Por isso, a confirmação da ampla liderança do rádio a cada nova pesquisa é fundamental para o segmento.

E quais são esses fatores que tornam o futuro incerto? Eles variam desde a potencial disputa entre montadoras e gigantes da tecnologia pelo controle dos sistemas de entretenimento nos veículos - com as marcas automobilísticas buscando desenvolver seus próprios ecossistemas prevendo mais serviços para os usuários - até as futuras integrações desses sistemas conectados, como o anúncio da Apple sobre seu novo CarPlay com integração ao rádio FM.

+ Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção

Sistemas de rádio híbrido (combinando FM/AM e streaming de forma automática), carros autônomos e outros fatores também estão nessa equação. E o tudoradio.com segue acompanhando esse movimento e todas as discussões em torno desse ambiente.

Relacionadas:
> Rádio no carro: Item indispensável para compradores europeus, revela Edison Research
> CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis
> Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte
> Receptor AM/FM mantém liderança, mas streaming de rádio ganha terreno, aponta Techsurvey 2023
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária


CarPlay executando uma emissora de rádio nos EUA (Wild 94.9 de San Francisco): crédito: tudoradio.com

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Edison Research e do portal Inside Radio

Tags: rádio em carros, pesquisa automotiva, Edison Research, tecnologia embarcada, audiência, consumo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.