Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Maio de 2023 @ 07:29

O Rádio Hoje | Receptor AM/FM mantém liderança, mas streaming de rádio ganha terreno, aponta Techsurvey 2023

São Paulo - Streaming de rádio passa a ser opção para ouvintes, principalmente nas residências norte-americanas

Publicidade

A pesquisa Techsurvey 2023 da Jacobs Media apontou novamente que o rádio AM/FM segue dominando a audição em carros e a maior parte do consumo de rádio em qualquer local, com base no cenário dos Estados Unidos. No entanto, a ascensão do áudio em streaming está reduzindo a diferença entre a escuta tradicional e digital, algo que já estava em discussão nos painéis realizados em abril, no NAB Show 2023. A pesquisa revelou que 58% da audição de rádio ocorre através de transmissões ao vivo via dial (sinal terrestre), enquanto 38% é por streaming. Além disso, foi observado que aqueles que trabalham totalmente em casa têm maior probabilidade de usar plataformas digitais para ouvir suas estações de rádio favoritas. Acompanhe os principais recortes da pesquisa.

Em casa…

Como é padrão no formato da pesquisa, ela é realizada de forma online e é anual, contando com a participação de 30 mil ouvintes de rádio de mais de 430 estações diferentes dos Estados Unidos. O levantamento também evidenciou uma tendência de diminuição da presença de rádios tradicionais nos lares norte-americanos. Em 2023, apenas 78% dos ouvintes principais de rádio possuíam um rádio convencional, uma queda em comparação com os 81% em 2022 e 83% em 2019.

É possível indicar que há uma migração da audiência de rádio nas residências para dispositivos conectados, já que a Techsurvey mostra que a alto-falantes inteligentes (smart-speakers) e o uso de aplicativos de rádio em smartphones estão aumentando. Em 2023, 39% dos principais ouvintes de rádio haviam baixado o aplicativo de sua estação de rádio favorita, e 38% possuíam pelo menos uma smart-speakers.


Gráfico que mostra o uso de receptores em casa (linha roxa), smart-speakers (amarela) e aplicativo de rádio (vermelha)

Nos carros…

No contexto automotivo, onde ocorre a maior parte da escuta de rádio nos Estados Unidos, o acesso a outras opções de áudio está se tornando mais fácil devido ao aumento do número de veículos com sistemas de mídia conectados à internet. Ainda assim, o rádio AM/FM mantém a liderança, sendo responsável por 54% do uso de áudio nos carros. O tamanho dessa hegemonia já foi debatido no último NAB Show, que chamou a atenção para a mudança de comportamento das escutas conforme mais carros conectados cheguem ao mercado, como já havia destacado o tudoradio.com em sua cobertura sobre o evento.

E à medida que tecnologias como DTS AutoStage e Quu oferecem às estações de rádio novas opções para exibir visuais nas telas do painel através do conceito de rádio híbrido, que junta os ambientes online e off-line, mais de três em cada quatro respondentes da pesquisa afirmam possuir veículos que exibem informações do artista e título da música.

Ainda sobre o uso de dados para prover serviços ao público, sejam eles conectados ou via sinal terrestre, como o RDS, os ouvintes principais de rádio desejam que as estações mostrem nos displays do painel do carro, a música/artista atual é de longe a escolha principal, seguida por informações de emergência sobre o tempo.

+ Artigo "Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte"

Outro detalhe interessante do levantamento é o fato de que três em cada dez participantes do Techsurvey agora possuem um sistema de mídia conectado à internet no carro. Ouvintes de rádio esportivo são os mais propensos a possuir um veículo conectado, seguidos pelo público de rock alternativo, notícias/conversa e country.

Dentre aqueles que planejam comprar ou alugar um novo veículo em 2023, ou aqueles que já compraram um, Bluetooth e rádio FM são os recursos mais desejados. Um conector AUX para smartphone e navegação no painel são recursos considerados muito importantes por metade da amostra, enquanto rádio AM (32%), Apple CarPlay (30%), SiriusXM (24%) e HD Radio (24%) estão mais abaixo na lista. Embora a escuta de rádio no carro concorra com mais opções de mídia, o rádio AM/FM compõe a maior parte do uso de áudio no carro (54%). Sirius/XM é um segundo distante, seguido por "sua música" (9%) e áudio em streaming (7%). 

+ AESP realiza Retrospectiva NAB Show 2023 que destaca tendências para o rádio e elege nova diretoria

Os resultados da pesquisa documentam uma diminuição lenta, mas constante, da liderança do rádio AM/FM no áudio do carro nos últimos cinco anos, de 62% em 2018 para 54% em 2023. O AM/FM tem uma liderança mais estreita (41%) entre os millennials e motoristas com um sistema conectado (46%).

A pesquisa também mostrou um aumento do alcance do podcasting entre os ouvintes de rádio, com 42% ouvindo podcasts mensalmente ou mais frequentemente. 

Veja também:
> Público fora do radar do marketing: Investimento em áudio digital segue desproporcional ao tamanho do consumo

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Inside Radio e da pesquisa Techsurvey 2023, da Jacobs Media

Tags: Rádio AM/FM, Áudio em Streaming, Techsurvey 2023, Rádio nos Carros, Consumo de Mídia, Podcasting

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.