Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Abril de 2023 @ 10:51

NAB Show 2023: O futuro híbrido do rádio e a inovação na experiência do ouvinte

Las Vegas (EUA) - Especialistas debatem o futuro do rádio híbrido e aprimoramento da experiência do ouvinte durante o NAB Show 2023 em Las Vegas

Publicidade

No painel "Futuro do Rádio", Sam Matheny reuniu representantes da Xperi, empresa líder no desenvolvimento de rádios híbridos, especialmente para o setor automotivo. Os participantes discutiram a importância da experiência do usuário e destacaram a necessidade de adaptação do rádio aos dispositivos e plataformas modernas. A discussão ocorreu dentro da programação organizada pela AESP e pela SET neste domingo (16), durante o NAB Show 2023, dentro do Las Vegas Convention Center. O tudoradio.com acompanhou de forma presencial.

Segundo eles, o rádio do futuro deve ser baseado em telas, serviços conectados e elementos visuais, evitando a simples exibição de frequências nos displays. O uso de metadados pode abrir diversas oportunidades, mas é preciso aproveitar as ferramentas disponíveis para essa finalidade, como o RDS e, posteriormente no caso do Brasil, os dados conectados.

A experiência do ouvinte deve ser positiva em qualquer dispositivo, seja no celular, no receptor do carro ou em dispositivos como smartspeakers. O rádio precisa estar disponível em qualquer lugar e plataforma possível.

O modelo híbrido, que combina dados e serviços para a recepção do rádio, pode melhorar significativamente a experiência do ouvinte. Com serviços conectados, é possível acompanhar e seguir os ouvintes, além de ampliar a cobertura das emissoras através da troca automática entre o sinal do ar e o streaming, de acordo com a melhor opção disponível no momento.

Os participantes também destacaram a conectividade entre o rádio FM analógico e o rádio híbrido, mostrando que a integração entre o sinal do ar analógico e o streaming é possível, mesmo sem o uso do sinal FM terrestre digital.

Durante o NAB Show 2023, a Xperi conta com veículos em exposição que dispõe da nova tecnologia de rádio em seus painéis, além de uma explicação completa de como funciona a solução, que já está disponível de forma global, através da nova plataforma DTS AutoStage.

Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023


Foto do painel de um veiculo em exposição no NAB Show 2023, que conta com um receptor de rádio híbrido / crédito: tudoradio.com

Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura:
> NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor 
NAB Show 2023 começa com fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio
NAB Show 2023 começa hoje com delegações de 160 países e forte interesse em eventos relacionados ao Brasil
Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM

AESP e SET realizam evento no NAB Show 2023 para discutir o futuro do rádio e da TV
ABERT realiza almoço para empresários do setor de radiodifusão no NAB Show 2023, nos Estados Unidos
NAB Show 2023 em Las Vegas: Líderes do rádio debatem tendências e futuro da radiodifusão
Broadcast District: NAB Show 2023 terá amplo espaço exclusivo para o rádio e a TV
Portal tudoradio.com confirma cobertura presencial do NAB Show 2023

Tags: NAB Show 2023, Rádio Híbrido, Inovação Tecnológica, Experiência do Ouvinte, Conectividade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.