Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Abril de 2023 @ 07:29

NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor

Las Vegas (EUA) - Em programação especial realizada no North Hall do Las Vegas Convention Center, especialistas e Autoridades Discutem Modernização no NAB Show 2023

Publicidade

Neste domingo (16), o NAB Show 2023, realizado em Las Vegas (EUA), sediou um evento organizado pela AESP e SET, voltado para debater o futuro do rádio e da televisão, com ênfase no contexto brasileiro. O encontro contou com a presença de representantes da indústria norte-americana, líderes em projetos de rádio digital e híbrido, bem como figuras importantes da radiodifusão brasileira, incluindo o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. As discussões abordaram temas como a modernização da legislação brasileira no setor de radiodifusão e a importância do avanço digital como aliado do rádio terrestre.

Na abertura do evento liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia (SET/AESP/EMC), estivaram no palco Juscelino Filho (Ministro das Comunicações), Moisés Queiroz Moreira (Conselheiro da Anatel), Rodrigo Neves (Presidente da AESP), Flavio Lara Resende (Presidente da ABERT), Roberto Franco (SET) e Sam Matheny (Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e CTO).

Rodrigo Neves abordou o excesso regulatório no Brasil e a necessidade de modernização do setor para competir com as grandes empresas internacionais, citando os EUA como exemplo. Já Flavio Lara Resende comentou sobre o consumo de rádio no país e a modernização do setor para a TV 3.0.

Roberto Franco mencionou a aproximação do Ministério das Comunicações por meio de portarias que simplificam as normas, modernizam as regras de radiodifusão e estabelecem a TV 3.0, além da maior proximidade da Anatel com o setor. E Moisés Queiroz Moreira, Conselheiro da Anatel, destacou que a agência busca simplificar as normas regulatórias com base em políticas públicas, reconhecendo a importância do setor para o país.

Principais eventos e painéis do NAB Show 2023 para a indústria do rádio: um guia especial do tudoradio.com

Ministro reforça necessidade de modernização e fortalecimento do setor de radiodifusão

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o entendimento do governo Lula em dar atenção especial ao setor de radiodifusão, com o objetivo de fortalecê-lo e adaptá-lo aos desafios do mundo digital. Ele mencionou ações recentes como a publicação de portarias para o licenciamento de estações, que permitiu a regularização de mais de 2.500 radiodifusores, e a consolidação das normas do setor.

Além disso, o ministro destacou que o governo está trabalhando na revisão das normas atuais e na elaboração de um Manual para auxiliar os radiodifusores. Com o intuito de ampliar a eficiência do ministério, serão implementados novos módulos e lançada uma portaria de regularização de fiscalização regulatória responsiva, que busca incentivar a regularização dos radiodifusores de forma não punitiva.

Juscelino Filho também mencionou o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo para licitações da radiodifusão e a formulação de uma proposta para modernizar e atualizar a legislação do setor. Essa proposta, em resposta ao pleito citado por Rodrigo Neves no início do evento, deve ser entregue ao congresso ainda neste ano, visando a atualização do setor de radiodifusão.

Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023


Ministro ao lado da diretoria da AESP, palarmentares e membros da Anatel e MCom / crédito: tudoradio.com

Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura:
NAB Show 2023 começa com fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio
NAB Show 2023 começa hoje com delegações de 160 países e forte interesse em eventos relacionados ao Brasil
Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM

AESP e SET realizam evento no NAB Show 2023 para discutir o futuro do rádio e da TV
ABERT realiza almoço para empresários do setor de radiodifusão no NAB Show 2023, nos Estados Unidos
NAB Show 2023 em Las Vegas: Líderes do rádio debatem tendências e futuro da radiodifusão
Broadcast District: NAB Show 2023 terá amplo espaço exclusivo para o rádio e a TV
Portal tudoradio.com confirma cobertura presencial do NAB Show 2023

Tags: NAB Show 2023, radiodifusão brasileira, modernização, legislação, rádio digital, rádio híbrido, Ministério das Comunicações, Anatel

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.