Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 21 de Junho de 2023 @ 07:29

O Rádio Hoje | Rádio no carro: Item indispensável para compradores europeus, revela Edison Research

São Paulo - Grande maioria dos compradores de carros desistiriam da aquisição se o veículo não contar com um rádio entre as opções de serviço

Publicidade

O rádio deverá permanecer hegemônico no carro por um bom tempo, pelo menos é o que revela uma pesquisa conduzida pela Edison Research para a WorldDAB. A empresa entrevistou compradores de carros na Alemanha, França e Reino Unido e os resultados revelaram que quase a totalidade desse público desistiria da aquisição de um novo veículo se ele não contasse com um rádio disponível. Para o público entrevistado, 91% dos compradores de carros disseram que era importante que seu próximo carro ou o mais recente tivesse um rádio DAB/DAB+ (rádio digital europeu) ou FM.

Além dos 91% dos compradores que deram importância para a presença do rádio no automóvel, 82% dos potenciais compradores de carros e 79% dos compradores recentes de carros disseram que a falta de um rádio convencional os tornaria muito menos ou um pouco menos propensos a comprar o carro, algo que as montadoras precisam levar em consideração em suas decisões sobre tecnologia embarcada nos novos modelos.

No geral, segundo o levantamento, 86% disseram que “realmente sentiriam falta de ter um rádio no veículo se ele não estivesse mais disponível”. A mesma porcentagem relatou ter ouvido rádio DAB/DAB+ ou FM enquanto estava no veículo durante a semana anterior. E nas respostas, havia afirmações como “se não houvesse rádio, seria terrível. Eu preferiria ficar sem o ar-condicionado”, de acordo com um dos entrevistados.

A pesquisa também apontou que 87% dos compradores recentes ou em potencial sentiram que os sinais de rádio são consistentemente confiáveis, e 75% concordaram que o rádio proporciona uma experiência de audição melhor no carro em comparação com outros tipos de fontes de áudio.

Recentemente, o tudoradio.com repercutiu uma reportagem que mostra o embate entre montadoras automotivas e big techs, contra a padronização da experiência de mídia e serviços dentro dos veículos. Mas nos dois cenários, até o momento, o rádio está totalmente contemplado, presente em sistemas operacionais das big techs para automóveis (inclusive no novo Apple CarPlay), como também nos ambientes desenvolvidos pelas marcas automotivas. É consenso que o rádio precisa preservar essa situação e pode auxiliar as montadoras nesse processo de diferenciação da experiência.

Ainda sobre a pesquisa, ela foi feita de forma quantitativa e qualitativa pela Edison Research, sob o nome de “Dashboard Dialogue”, e foi apresentada durante o WorldDAB Automotive 2023. No recorte sobre a tecnologia de rádio digital europeu, na pesquisa, os ouvintes disseram que ele oferecia um som mais claro. A disponibilidade de novas estações e formatos por meio do rádio digital também foi valorizada. “Descobri algumas novas estações e agora tenho essa ótima tela”, disse um participante da pesquisa.

+ AESP realiza Retrospectiva NAB Show 2023 que destaca tendências para o rádio e elege nova diretoria

O DAB+, que é o rádio digital europeu via ondas terrestres, está se consolidando como um recurso padrão dos carros na Europa, com 96% dos carros novos em 2022 sendo equipados com receptores DAB+, segundo dados apresentados na conferência.

Na pesquisa Dashboard Dialogue, foram ouvidos 2.422 adultos na França, Alemanha e Reino Unido que compraram ou alugaram um veículo novo nos últimos três anos ou que planejavam adquirir um carro novo nos próximos 12 meses, sendo contatados em maio de 2023. Além disso, entrevistas qualitativas foram conduzidas com 36 ouvintes de rádio que compraram ou alugaram um carro novo nos últimos três anos. Metade foi entrevistada em seu próprio carro; metade em um veículo desconhecido.


Lista de rádios européias mostradas pelo nome, via RDS e DAB / crédito: tudoradio.com

Relacionadas:
> Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção
> CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis
> Rádio com imagem? Ainda estamos errando no básico, prejudicando a experiência do ouvinte
> Receptor AM/FM mantém liderança, mas streaming de rádio ganha terreno, aponta Techsurvey 2023
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Rádio World, WorldDAB Automotive 2023 e Edison Research

Tags: rádio em carros, pesquisa automotiva, Edison Research, WorldDAB, DAB+ rádio digital, preferências do consumidor, tecnologia embarcada

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.