Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 09 de Janeiro de 2024 @ 06:59

CES 2024: Destaques em IA, sustentabilidade e mobilidade serão temas centrais da feira

São Paulo - Feira é iniciada nesta terça-feira (9) em Las Vegas (EUA) e inteligência artificial deverá dominar todas as discussões e apresentações de soluções

Publicidade

A maior feira de tecnologia do planeta começa hoje (9) em Las Vegas (EUA) e deve pautar as discussões no setor que acontecerão ao longo de 2024. A CES 2024 vai até a próxima sexta-feira (12) e, de acordo com a imprensa especializada em tecnologia, a inteligência artificial deverá dominar todos os principais debates programados para a feira e o congresso. A IA é a bola da vez e é senso comum saber que esse processo ainda está em seu estágio inicial, mas em forte avanço. E o setor de comunicação olha com atenção para esse movimento, já que soluções de IA já fazem parte do cotidiano da indústria de rádio, com várias ferramentas lançadas ao longo de 2023.

O financiamento para projetos de IA aumentou significativamente, alcançando US$ 23,78 bilhões em 2022, de acordo com dados do PitchBook, no ano em que soluções como ChatGPT chegaram ao público final, ou seja, aos usuários. Pois a IA é algo que já vem sendo desenvolvido e utilizado pelas empresas de tecnologia há algum tempo, mas sempre embarcada em algum serviço final, sem a clareza de que esse tipo de linguagem roda por trás de algumas ferramentas que eram utilizadas pelas pessoas. E isso mudou em 2022.

De acordo com a imprensa especializada, os fabricantes e as marcas presentes na feira da CES 2024 contam com a IA integrada às suas soluções, e é esse tipo de ação que tem sido comum desde 2023 e será amplificada neste ano. Ao todo, serão mais de 4 mil expositores, incluindo marcas e startups globais, profissionais da indústria, líderes da mídia e do governo.

“A sua curiosidade pode fazer a diferença para o rádio”, artigo por Daniel Starck

Em sua reportagem sobre a CES 2024, o portal brasileiro G1 destacou duas informações de agências internacionais que fortalecem essa percepção da presença da IA na feira: a Reuters diz que a feira abrirá com o selo da inevitável IA, que espera converter os dispositivos on-line em produtos ainda mais sofisticados, "inteligentes" e até mesmo "humanos". Já a Associated Press destaca que os robôs terão a capacidade de interagir, os veículos autônomos serão mais intuitivos e os espelhos serão cada vez mais perspicazes, tudo isso devido à IA.

Ainda com base na reportagem do G1, existem quatro pilares de discussão na CES 2024. Serão eles:

Inteligência Artificial (IA): IA será destaque, com aplicações para melhorar saúde, sustentabilidade, produtividade e acessibilidade.

Segurança Humana para Todos: Em parceria com a ONU, a CES destacará como a tecnologia enfrenta desafios globais.

Mobilidade: Foco em mobilidade urbana com mais de 250 expositores apresentando desde tecnologia automotiva até veículos autônomos e elétricos.

Sustentabilidade: Empresas demonstrarão impactos positivos em áreas como energia, tecnologia alimentar, resiliência e água limpa.

Ainda de acordo com a mídia especializada, a integração da inteligência artificial no setor automotivo é um dos destaques da CES 2024, evidenciando um avanço significativo na eficiência da produção de veículos. As montadoras estão cada vez mais adotando IA para otimizar processos, reduzindo custos e acelerando o desenvolvimento de novos modelos. Wendy Bauer, vice-presidente automotiva e de manufatura da Amazon Web Services, destacou a importância dessa tecnologia na indústria, citando a BMW e a Toyota como exemplos de clientes que já estão colhendo os benefícios dessa inovação.

Além do setor automotivo, a IA está revolucionando o mercado de PCs e smartphones. Fabricantes desses dispositivos planejam mostrar na CES como estão incorporando IA para melhorar o desempenho e criar novas oportunidades de receita. A Microsoft, por exemplo, anunciou que os computadores Windows receberão um novo botão dedicado à IA, prometendo uma experiência de usuário aprimorada. A expectativa é que essas inovações abram novos horizontes tanto para consumidores quanto para a indústria de tecnologia.


Logotipo da CES, localizado em uma de suas edições / crédito: depositphotos.com

CES 2024 e NAB Show 2024

A CES abre o calendário de grandes eventos de tecnologia e é realizada no mesmo local da NAB Show, que é o Las Vegas Convention Center. Já o evento voltado à indústria de radiodifusão, que também abraça em sua feira e congresso o tema tecnologia, acontecerá em abril e é improvável que o assunto inteligência artificial também não seja o pilar principal de todas as discussões de interesse do setor. O tudoradio.com fará novamente uma cobertura especial do NAB Show. Mais detalhes em breve.

+ "Avanços e desafios do rádio no NAB Show 2023: conectividade, multiplataforma e integração com o setor automotivo" - veja a cobertura completa do tudoradio.com


Lateral do Pavilhão "West" do Las Vegas Convention Center, com destaque para o banner comemorativo do NAB Show 2023 / crédito: tudoradio.com

Relacionada:
> NAB abre período de inscrições para o NAB Show 2024 em Las Vegas

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Tags: CES 2024, inteligência artificial, tecnologia, indústria automotiva, saúde e sustentabilidade, inovações em PCs e smartphones

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.