Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2024 @ 07:00

O Rádio Hoje | Rádio destaca-se em engajamento publicitário; Futuro une digital e tradicional

São Paulo - Marketron indica que emissoras de rádio devem integrar estratégias digitais com a publicidade tradicional no ar

Publicidade

Mais um estudo veio a público neste início de 2024, colaborando com o posicionamento do rádio como uma ferramenta de marketing fundamental e que anunciantes precisam integrar estratégias de marketing digital com publicidade tradicional em veículos como o rádio. Apesar de equívocos sobre sua eficácia como meio publicitário, o meio mantém sua firmeza diante da concorrência digital, conforme destaca a Marketron. A empresa de análise divulgou uma perspectiva de receita otimista para 2024, à medida que o rádio continua a provar sua durabilidade e relevância no mundo da publicidade.

O relatório da empresa norte-americana começa com uma declaração de vitalidade: 91% dos adultos com mais de 18 anos sintonizam o rádio mensalmente, com uma média de 10,9 horas por semana, mantendo seu status como líder em áudio com publicidade e escolha preferida para ouvir no carro, considerando o recorte dos Estados Unidos. Mas, conforme o tudoradio.com vem destacando, o alcance do rádio tem permanecido em patamar elevado nos mais diferentes países analisados, em diversas pesquisas que apontam seu consumo. E isso também se aplica ao Brasil, apesar de pequenas diferenças nos hábitos de consumo a depender do recorte (como a maior parcela da audiência estar nas residências).

Os principais achados da Marketron destacam a superioridade do rádio em engajamento sobre anúncios em vídeo, o impulso que ele proporciona às táticas de publicidade digital e seu valor para os negócios locais. Os ouvintes de AM/FM demonstram alta intenção de compra, e os anunciantes veem retornos substanciais em seus investimentos, incluindo um retorno de US$23 para cada US$1 gasto em anúncios de supermercado. Recentemente, outro estudo apontou caminhos similares, indicando que o rádio fortalece marcas e impulsiona o ROI publicitário, de acordo com a publicação “The Long and the Short of It – 10 Years On: Radio’s Enduring Role in Effectiveness”, de Peter Field.

A Marketron indica que diversas indústrias estão preparadas para aumentar os gastos com publicidade no rádio em 2024, incluindo varejo, imobiliário, automotivo, serviços financeiros e saúde. A perspectiva econômica para 2024 sugere um otimismo cauteloso, com a inflação projetada diminuindo e o crescimento do PIB. Espera-se que o comportamento do consumidor reflita um equilíbrio entre gastos prudentes e ocasionais, influenciando as estratégias de publicidade no rádio. No caso dos EUA, também haverá um crescimento com o investimento político, devido às eleições, que costumam irrigar o faturamento de diferentes veículos e formatos de mídia.

Para as estações de rádio, o estudo indica que o futuro está em integrar estratégias digitais com a publicidade tradicional no rádio. Abraçar plataformas modernas que ofereçam flexibilidade, conexões com softwares de publicidade digital e fluxos de trabalho simplificados será crucial. As estações devem se tornar adeptas em vender rádio e digital juntos, expandindo seu alcance de prospecção e aumentando sua participação no mercado.

+ Relatório mostra considerável presença de receptores AM/FM na população e uso crescente de streaming

Relacionadas:
> Rádio fortalece marcas e impulsiona ROI publicitário, indica estudo
> Radiodifusores apontam otimismo com 2024; Transformação digital e aumento de receitas estão no radar
> Melhora econômica com queda nos juros pode puxar alta de 5,6% no investimento publicitário para o rádio nos EUA
> Nos EUA, Rádio AM/FM registra maior índice de audiência em veículos dos últimos oito anos
> Mercados de rádio dos EUA demonstram forte desempenho em época natalina
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal RadioINK

Tags: tendências, rádio, digital, publicidade, previsão, otimismo, marketing, receitas, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.