Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2024 @ 13:21
São Paulo – Estudo foi contratado pelo Cumulus Media | Westwood One Audio Active Group
Atualizado - O Cumulus Media | Westwood One Audio Active Group contratou a LeadsRx um estudo nos EUA que revelou que as campanhas de rádio AM/FM desempenham um papel significativo no aumento do tráfego de sites, registrando um crescimento médio de +14% em 17 campanhas analisadas. Esse dado reforça a eficácia do rádio como ferramenta de marketing digital. Notavelmente, o estudo também apontou para tendências específicas relativas ao dia da semana e ao horário de maior eficácia das campanhas. As sessões da web atribuídas às campanhas de rádio mostraram um desempenho superior durante os fins de semana e segundas-feiras, sugerindo uma oportunidade para as marcas capitalizarem esses momentos.
Além disso, o período da noite emergiu como o mais eficaz para as campanhas de rádio em termos de gerar sessões da web, muito provavelmente devido à maior disponibilidade de tempo livre dos consumidores e ao uso de dispositivos durante essas horas. Uma relação direta entre o volume de investimento em mídia e o aumento do tráfego da web também foi observada, destacando a importância de uma estratégia de mídia ponderada.
A variedade dos formatos de programação de rádio AM/FM, especialmente os de palavra falada (Talk-show), como Esportes e Notícias/Talk, mostrou ser particularmente eficaz na condução de tráfego para os sites. Isso indica que o conteúdo envolvente pode atrair significativamente a audiência online.
A análise do conteúdo criativo das campanhas também trouxe insights importantes, com um destaque para a publicidade de um varejista de joias. Campanhas que enfatizaram a correspondência de preços e ofertas de recompensas se mostraram especialmente bem-sucedidas em atrair visitantes para o site.
Por fim, o estudo sublinha a importância da menção à marca nos primeiros cinco segundos do anúncio, uma estratégia que se provou eficaz para capturar a atenção do ouvinte e melhorar o desempenho da campanha. Essas descobertas oferecem aos profissionais de marketing diretrizes valiosas para otimizar suas estratégias de publicidade no rádio e maximizar o retorno sobre o investimento em suas campanhas digitais.
O estudo da LeadsRx 17
As categorias do estudo incluíam serviços de preparação de impostos, suprimentos/serviços B2B, varejistas de roupas e joias, instituições financeiras, sites de empregos, gerentes de assinaturas, proteção contra roubo de identidade, aplicativos de terapia online, serviços de assinatura de suplementos vitamínicos e suplementos para cuidados com os cabelos.
A atribuição do estudo foi feita por dia da semana, período do dia e formato de programação de rádio AM/FM. Houve também insights de avaliação criativa que podem ser utilizados pelas marcas para otimizar o impacto publicitário. Os recursos de atribuição de marketing da LeadsRx para rádio AM/FM, televisão e digital são alguns dos mais avançados do setor, com milhares de anunciantes usando LeadsRx para fazer otimizações em compras de mídia e criativos de anúncios.
As campanhas nacionais estudaram a ocorrência de anúncios locais e o tráfego do site do anunciante. O impacto da campanha nacional é compilado com base no acúmulo de todos os mercados locais onde o Media Monitors mede as ocorrências de anúncios.
Embora os serviços de preparação de impostos tenham registado o maior aumento de atribuição, provavelmente devido à necessidade de tantos americanos declararem impostos num período de tempo muito curto, as categorias de aumento atribuídas também revelam que a rádio AM/FM funciona para compras por impulso. Essas campanhas tiveram um aumento substancial no tráfego da web após os anúncios de rádio AM/FM, muitas vezes obtendo um aumento de mais de cinco vezes. A exposição ao rádio AM/FM leva a eventos de conversão mais espontâneos e inesperados.
Em nome da iHeartMedia, a LeadsRx conduziu anteriormente o maior estudo do mundo sobre o impacto da mídia no tráfego de sites automotivos. O tráfego do site foi medido a partir de 310 concessionárias de automóveis, cobrindo 19 marcas de veículos em 100 mercados, durante um período de 17 meses. Um total de 1,8 milhão de comerciais de rádio AM/FM foram estudados para desenvolver as melhores práticas de concessionárias de automóveis para publicidade em rádio AM/FM.
Uma das principais conclusões do estudo foi que quanto maior o número de anúncios de rádio AM/FM veiculados no mercado em geral, maior será o tráfego da web. A campanha recente de um varejista de vestuário revelou os mesmos resultados. Os mercados que receberam os maiores níveis de GRP tiveram um aumento médio atribuído de +27%, mais de 2X a média da campanha total.
Ilustração
Relacionadas:
> Radiodifusores apontam otimismo com 2024; Transformação digital e aumento de receitas estão no radar
> Levantamento mostra crescimento no consumo de rádio com dispositivos inteligentes nos Estados Unidos
> Melhora econômica com queda nos juros pode puxar alta de 5,6% no investimento publicitário para o rádio nos EUA
> Nos EUA, Rádio AM/FM registra maior índice de audiência em veículos dos últimos oito anos
> Mercados de rádio dos EUA demonstram forte desempenho em época natalina
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do estudo LeadsRx 17 Westwood One / Cumulus Media
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.