Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 @ 13:20

Panorama: Piatã FM e Bahia FM defendem seus destaques no ranking FM; Jovem Pan FM retoma posição

Salvador - Rádio Mix FM teve forte variação percentual e se aproxima do complemento do top 10; Novabrasil FM ganha posição

Publicidade

A pesquisa que mostra como está o consumo de rádio em Salvador e região metropolitana revelou uma certa resiliência de emissoras que estão defendendo suas condições de destaque no ranking FM após um forte acirramento da concorrência em filtros gerais. No geral, várias estações perceberam oscilações negativas em seus volumes de audiência, o que tornou ainda maior o destaque daquelas que ficaram estáveis ou cresceram. Acompanhe os principais movimentos da medição atual (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2023 a fevereiro de 2024):

Defenderam posições

Após uma forte aproximação no ranking FM de audiência de concorrentes, duas emissoras importantes de formato popular/hits defenderam suas condições de destaque ao avançarem na pesquisa de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Piatã FM 94.3 (popular/hits) apresentou uma variação positiva em seu índice de audiência, suficiente para deixá-la um pouco mais isolada na liderança geral, condição esta que tem sido defendida pela FM popular desde 2021. A GFM FM 90.1 (adulto-contemporâneo) ainda segue como FM mais próxima, mantendo uma certa concorrência pelo topo.

O mesmo aconteceu no complemento do top 3: a Bahia FM 88.7 (popular/hits) apresentou a melhor condição positiva em variação de audiência entre todas as FMs do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso possibilitou que a estação defendesse sua permanência no top 3, após uma forte aproximação da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) em medições passadas. A distância entre as duas FMs ainda é relativamente pequena, mas o quadro ficou mais favorável para a Bahia FM no cenário atual.

E a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) segue completando o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa.

Mais destaques

A Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) foi também um dos principais destaques da atual medição. A emissora cravou uma marca muito próxima da pesquisa anterior e, auxiliada pela movimentação atual do meio FM, retomou a sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também viu diminuir um pouco mais a distância que a separa do top 5 em filtros gerais.

Rádios como a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) e a Salvador FM 92.3 (popular/hits) aparecem logo na sequência no ranking FM, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas FMs estão bem próximas da Jovem Pan FM em filtros gerais, ou seja, a concorrência por posições continua acirrada.

Depois, a Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e a Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/educativa) continuam completando o top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo as posições observadas na pesquisa anterior.

Novidade é o avanço de posição da Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional-mpb), que volta a ser a rádio posicionada mais próxima do top 10 entre as estações assinantes, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela é seguida no ranking FM pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes).

Chama a atenção a forte variação positiva da Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop), com 31,14% de crescimento no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior. Isso a posicionou mais próxima das rádios que aparecem no complemento do top 10 e é o melhor desempenho da FM desde sua estreia, ocorrida em 2022.

Revisão das estimativas populacionais

Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). Salvador foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.

Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Avanços de posição no top 10:
Jovem Pan FM: Subiu de 7º para 6º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Piatã FM: Aumento de 0,41% na audiência.
Bahia FM: Aumento de 2,40% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre novembro/2023 a janeiro/2024 vs. dezembro/2023 a fevereiro/2024.

Panorama anterior:
> Panorama: Salvador observa aproximação de audiência entre Piatã FM e GFM; Bahia FM e Itapoan cravam marcas próximas

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Região do Farol da Barra, em Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.