Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Fevereiro de 2024 @ 07:01

Panorama: Salvador observa aproximação de audiência entre Piatã FM e GFM; Bahia FM e Itapoan cravam marcas próximas

Salvador - Rádio Sociedade ganha posição em filtros gerais; Rádio Educadora entra no top 10 de audiência

Publicidade

Salvador é mais um importante mercado de rádio que acompanhou com atenção a mais recente atualização da pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media. Já era esperado que a revisão das estimativas populacionais pudesse impactar de maneira significativa os números de audiência, uma vez que os novos dados apontam um universo de pessoas menor do que o previsto e também inferior ao Censo populacional anterior, pelo menos na capital. Isso intensificou as disputas por posições entre as FMs, principalmente dentro do top 5. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2023 a janeiro de 2024):

O que aconteceu?

Em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).

Porto Alegre foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida para baixo, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio. A variação negativa ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado maior de população para as praças. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Em seu comunicado sobre as novas estimativas, a Kantar IBOPE Media disse que, desde 2015, os dados da empresa representam 100% das regiões reportadas, com exceção do município de Campinas e do Distrito Federal. "Para manter este padrão de excelência, acompanhamos as alterações realizadas pelo IBGE e, para este ano, não houve alterações", diz a empresa.

Pelo que apurou o tudoradio.com, a média trimestral atual já contempla a nova estimativa nos três meses que a compõem.

Leituras recomendadas:
> Como o Censo 2022 pode redefinir estratégias para emissoras de rádio
> Censo 2022 e o rádio: como o meio está se ajustando ao novo perfil demográfico do Brasil

E como ficou?

A disputa pela liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa da Grande Salvador acirrou-se de vez. A distância entre a Piatã FM 94.3 (popular/hits), emissora que tem liderado a audiência local nos últimos anos, e a G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Uma aproximação gradativa entre as duas FMs já era observada nas pesquisas anteriores, fato que se acentuou no panorama atual. Até o começo da pandemia, as concorrentes costumavam disputar a liderança, mas desde 2021 a Piatã FM abriu uma vantagem mais significativa. Agora, elas voltam a acirrar a concorrência nesse quesito.

A disputa pelo complemento do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também se acirrou. Na medição atual, a Bahia FM 88.7 (popular/hits), que estava mais isolada nessa condição nos últimos dois anos, viu uma forte aproximação da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes). A diferença entre as duas concorrentes é também inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto. Esse movimento de aproximação já havia sido observado nas últimas pesquisas, alcançando seu ápice nos dados atuais.

E a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) segue completando o top 5 nos principais períodos da pesquisa, estando isolada em sua colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Há pelo menos três resultados que colocam a 103.9 FM confortavelmente nessa condição no ranking de audiência FM.

Mudanças no top 10

A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também é marcada por grande concorrência. A novidade é que a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) aparece agora na sexta colocação geral de audiência, ou seja, avançou duas posições em comparação com a pesquisa anterior. A emissora já detinha o sexto maior volume de audiência quando considerada a soma com a AM 740, que atua em conjunto com a 102.5 FM. Mas agora a posição é conquistada apenas com os dados da FM.

Por sua vez, as rádios Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) e Salvador FM 92.3 (popular/hits) aparecem logo na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo a disputa por posições em aberto. Tanto que a distância entre a Rádio Sociedade e a Salvador FM é inferior a 1 mil ouvintes por minuto em filtros gerais.

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Metrópole FM 101.3 (jornalismo) segue isolada em sua colocação, ocupando a nona posição no ranking FM de audiência. A estação passou a deter essa condição de forma mais isolada a partir do panorama anterior. E a Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/educativa) volta a figurar entre os 10 maiores volumes do mercado entre as estações assinantes da pesquisa, destacando-se na medição atual.

Emissoras como Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional-MPB) aparecem muito próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), de modo que a distância que as separa da Educadora é bem inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto.

Chama também a atenção o fato de a Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop) ter ampliado sua média de audiência, mesmo com a redução do universo populacional. Isso diminui a distância dela para as rádios que concorrem por uma entrada no top 10.

Avanço de posição no top 10:

Rádio Sociedade: Subiu de 8º para 6º lugar (avançou 2 posições).
Rádio Educadora: Subiu de 12º para 10º lugar (avançou 2 posições).

Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre outubro a dezembro / 2023 vs. novembro/2023

Veja também:
> Panorama: G FM, Itapoan FM e Salvador FM avançam em audiência; Piatã FM segue no topo em Salvador

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Vista panorâmica de Salvador a partir do Farol da Barra / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.